Título: Revista de Artes Decorativas
Direção: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Edição: UCE/CITAR
ISSN: 1646-8759
Periodicidade: Anual
Preço de cada número: EUR 17,50
Encadernação: Capa mole
Esta obra encontra-se disponível na livraria da UCP - Foz.
Para mais informações/aquisição, por favor contacte livraria@porto.ucp.pt
Números publicados:
Apresentação
A área científica das Artes Decorativas, abarcando os mais distintos domínios, vem encontrando em Portugal nos últimos anos alguma reflexão, no âmbito da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. A criação de cursos de Mestrado e a existência de diversos investigadores que escolheram esta universidade para desenvolverem estudos doutorais nessas áreas impeliram-nos a criar a Revista Portuguesa de Artes Decorativas, no ano de 2007. Para tal, recorremos, na época, a um conjunto de investigadores que connosco colaboram na Universidade para formar o Conselho Redactorial, convidando prestigiados especialistas nacionais e internacionais para o seu Conselho Científico.
Nesta revista serão privilegiadas as temáticas portuguesas, apesar de em cada número poderem colaborar investigadores internacionais sobre assuntos de interesse científico em algumas das vertentes das Artes Decorativas. Este enquadramento tem por objectivo, igualmente, a divulgação destas artes portuguesas em termos internacionais, recolocando-as na sua verdadeira importância e singularidade, como vem sendo realçado. Será dado especial destaque a artigos sobre assuntos inovadores e a áreas menos trabalhadas, promovendo a abertura de novos domínios de investigação. Tal concretizar-se-á através da publicação de trabalhos meritórios de alunos de mestrado e de doutoramento, funcionando como incentivo à pesquisa.
A partir do seu n.º 6, a Revista de Artes Decorativas terá double blind peer review, assegurada pelos órgãos da publicação e promovida entre os seus revisores, seja entre os membros do seu Conselho Científico ou entre especialistas propositadamente convidados para o efeito.
Áreas temáticas
Ambientes decorativos, mobiliário, ourivesaria (prataria, joalharia, etc.), porcelana, faiança, azulejaria, encadernações, estuques, talha, relojoaria, vidro, metais não preciosos, têxteis e traje.
Estrutura da Revista:
Direcção e Órgãos Científicos
Normas de Publicação
Para que um artigo, fonte ou recensão crítica sejam publicados nesta revista, devem dar cumprimento às normas de publicação abaixo referenciadas.
1. Características dos textos
2. Referenciação bibliográfica
Os artigos deverão seguir preferencialmente as indicações da norma NP 405/1, com algumas adaptações pontuais. Exemplos:
3. Apresentação das ilustrações
Tabelas, gráficos e imagens deverão ser devidamente legendados. Nas tabelas deverá constar o seu n.º, o título da tabela e a fonte; nos gráficos, os mesmos dados acrescidos de legenda; nas imagens, o n.º e a fonte de onde se extraiu (livro ou site, por ex.) ou a autoria da fotografia.
Ex.
Fig. 1 -- Cómoda rococó em pau-santo, com ferragens em bronze; último quartel do séc. XVIII; 180x160x80 cm; colecção Eng.º Almerindo Marques da Cunha, Lisboa (fot. de António Soares).
4. Regras para as recensões críticas
Para a elaboração de recensões críticas, apresentadas em texto corrido e não ultrapassando as 3 páginas, deverá ser seguida a seguinte estrutura:
5. Revisão de provas
A revisão das primeiras provas será efectuada por dois revisores anónimos, sendo as respectivas correcções enviadas para os autores. Caso o artigo seja aceite para publicação, deverão incorporar as sugestões de ambos os revisores, ficando a verificação a cargo dos órgãos da revista. Esta revisão pelos autores deverá ser efectuada dentro de um prazo de não mais de quinze dias após a recepção do artigo/nótula.
6. Responsabilidade autoral
A informação contida nos textos e imagens é da responsabilidade científica e ética dos respectivos autores.
A propriedade intelectual dos artigos é dos autores e os direitos de edição e publicação pertencem à Revista. Os artigos publicados podem ser livremente utilizados para fins educativos e científicos, sempre que seja realizada uma correcta citação dos mesmos. Qualquer uso comercial encontra-se afecto a punição pela Lei vigente.
Os nomes e endereços postais, acrescidos de qualquer outra informação adicional entregue à Revista, serão utilizados exclusivamente para os fins em vista e em nenhum caso serão cedidos a terceiros.
Informam-se os autores que no decorrer da paginação poderão ocorrer alterações formais nos artigos.
7. Direitos dos autores
Os autores de artigos, publicação de fontes e recensões críticas receberão quatro exemplares da revista. Caso pretendam adquirir mais exemplares haverá um desconto de 50% sobre o preço de capa, até ao limite de 10 exemplares.
8. Entrega do trabalho
As colaborações devem ser enviadas em CD, juntamente com uma prova em papel, para a sede da revista, indicada supra, e ao cuidado do seu director, para:
Universidade Católica Portuguesa
Escola das Artes
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto
Podem ser enviadas por email (o que não obsta ao envio físico acima descrito) para gsousa@porto.ucp.pt (atenção que o limite de recepção é de 8 MB, pelo que documentos mais pesados terão de ser enviados por wetransfer, yousendit (ou similares).