CITAR ganha projeto interdisciplinar financiado pelo Horizonte Europa (FEDER e FCT)


Photo: Skellig Michael World Heritage at the southwest coast of Ireland (Photo: Arian Zwegers, www.flickr.com
 
CITAR ganha projeto interdisciplinar financiado pelo Horizonte Europa (FEDER e FCT) que envolve unidades de investigação parceiras como o CEGE, CBQF, CIIS e CEDH. 
 
Alinhado com o Green Deal e que visa responder ao problema da Mudança Climática, o projeto HAC4CG enquadra-se na resposta à missão do Horizonte Europa Alterações Climáticas incluindo as Transformações Societais estando focado na cidade do Porto como caso de estudo local para uma abordagem a um problema global. Tem por objetivos diversas ações que visam reforçar a consciência dos cidadãos para o problema da Mudança Climática e os múltiplos desafios que a mesma comporta. Estrutura-se em três linhas de investigação fundamentais em torno da Arte e do Património Cultural como recurso para a promoção de uma pedagogia ativa.
 
O HAC4CG- HAC4CG- Heritage, Art, Creation for Climate change. Living the city: catalyzing spaces for learning, creation and action towards climate change tem três linhas de investigação estruturais:
  • Linha 1: Envolvimento do cidadão através da Conservação da Herança Cultural na monitorização, desenvolvimento de soluções e de um observatório para os bens culturais expostos. 
  • Linha 2: Direcionada ao envolvimento do cidadão através da criação artística- Identificação, Desenvolvimento e empoderamento para a criação de uma plataforma de criação de novas narrativas sobre a cidade do Porto.
  • Linha 3: Direcionada para o Papel da Governança local, Intituições e comunidades na mitigação e adaptação à Mudança Climática serão analisadas as práticas internacionais no domínio das políticas implementadas no contexto das Alterações Climáticas, bem como o papel das comunidades na mitigação do problema. 
O projeto é liderado pelo CITAR sendo parceiros o CEGE, O CBQF o CIIS e o CEDH. A colaboração destas várias unidades de investigação permitirá assegurar abordagens multidisciplinares e reforçar a cooperação interdisciplinar no Centro Regional do Porto.
 

 

 

09-04-2021