Aulas Abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som

 
 
 
 
Aulas Abertas 2021
Arte / Pensamento / Som
Conhecer através do som 
 
FEV – JUN · 18H30
On-Line / Off-Line
 
 
Repetidamente indomado, o som permanece como um agente ativo adequado para banhar, modular, sondar e infectar. É um sinal externo permanentemente aberto e involuntário captado através de um sistema auditivo que o recebe sem esforço, proporcionando uma percepção tridimensional constante e habilidades de navegação. A sua volatilidade enquanto matéria define uma plataforma de interferência no mundo ou de produção de mundos. Tal condição torna o som numa figura paradoxal, flutuando entre as possibilidades de um estado etéreo, que recusa especificidades de meios para além das suas; e os aspectos práticos do seu comportamento parasitário, definido por um contínuo envolvimento palpável com os materiais circundantes.
 
É justamente nessa oscilação interna que o som encontra a sua validação como instrumento epistemológico, expandido as suas capacidades operacionais em campos de especulação e desvio, procedimento que se manifesta na sonificação de dados, na construção de ecologias sonoras, na reconfiguração e reavaliação de categorias, no questionamento e teste de contratos sociais, culturais, ambientais e artísticos, no mapeamento, representação e estabelecimento de territórios invisíveis, na reconstituição global de si mesmo enquanto modalidade e experiência de conhecimento.
 
Em 2021, o Programa de Aulas Abertas da Escola de Artes - UCP visa abordar o som como um conjunto de práticas que podem emergir, conduzir ou simplesmente fazer uso do som como ferramenta de construção de mundo na política, filosofia, geografia, engenharia, poesia, ecologia e arte. Assim, reúne-se um grupo de convidados, entre artistas, investigadores e performers, de diferentes contextos e geografias, com o objetivo de explorar um perfil transversal do som como instrumento funcional na cultura contemporânea. 
 
Curadoria: Diogo Tudela e José Alberto Gomes
 
PROGRAMA
 
25 FEV · Delfim Sardo · A Ambiência é uma Realidade Material (On-Line Lecture)*  + info
11 MAR · Salomé Voegelin · Conhecer a Partir do Invisível (On-Line Lecture) + info
18 MAR · Amina Abbas-Nazari · Aventuras Fonocêntricas no Design de Ficção (On-Line Lecture) + info
25 MAR · Cláudia Martinho · Ambientes Ressonantes — Arquitectura, Lugares e Ecossistemas + info
08 ABR · Miguel Carvalhais · Audição Computacional + info
15 ABR · Steve Goodman / Kode9 · Virologia Áudio + info
22 ABR · Warren Neidich · Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos (On-Line Lecture) + info
29 ABR · Ricardo Jacinto · Medusa — Solo para Violoncelo, Eletrónica e Objetos Ressonantes (Performance)*  + info
13 MAI · Clarence Barlow · Música Derivada a partir do Visual / O Visual Derivado a partir da Música + info
20 MAI · Luísa Cunha · O Som Pode Ser um Objeto* + info
27 MAI · Tarek Atoui · Camadas e Estratificação + info
03 JUN · Florian Hecker · Análise, Re-Síntese, Sinopse + info
17 JUN · Vincent Moon. · Para uma Não Dualidade (2021, Artes e Realidades) – Cultura de Remistura, Cinema Sónico e Apropriações no Domínio Cósmico (Performance) + info
 
Todas as sessões decorrerão em inglês, exceto as marcadas com *. 

Todas as sessões serão transmitidas online em direto nesta página e nas redes sociais, a partir da Escola das Artes. Quando a situação pandémica o permitir, o programa decorrerá também presencialmente no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes.

 

 

   
25 FEV · Delfim Sardo
A Ambiência é uma Realidade Material
 (On-Line Lecture) 
+ info
Esta sessão será em Português.
 

 

     
 
11 MAR · Salomé Voegelin
Conhecer a Partir do Invisível 

(On-Line Lecture)
+ info
 

18 MAR · Amina Abbas-Nazari
Aventuras Fonocêntricas no Design de Ficção

 (On-Line Lecture)
+ info

     
 
25 MAR · Cláudia Martinho
Ambientes Ressonantes — Arquitectura, Lugares e Ecossistemas

+ info

 
 
08 ABR · Miguel Carvalhais
Audição Computacional 
     
 
15 ABR · Steve Goodman / Kode9
Virologia Áudio
 
22 ABR · Warren Neidich
Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos 

(On-Line Lecture)
+ info
 
     
 
29 ABR · Ricardo Jacinto
Medusa — Solo para Violoncelo, Eletrónica e Objetos Ressonantes

(Performance)
+ info
Esta sessão será em Português.
 
 
13 MAI · Clarence Barlow
Música Derivada a partir do Visual / O Visual Derivado a partir da Música 

+ info
 
     
 
20 MAI · Luisa Cunha
O Som pode ser um objeto

+ info
Esta sessão será em Português.
 
27 MAI · Tarek Atoui
Camadas e Estratificação 

+ info
 
     
 
3 JUN · Florian Hecker
 Análise, Re-Síntese, Sinopse

+ info
  17 JUN · Vincent Moon
Para uma Não Dualidade (2021, Artes e Realidades) – Cultura de Remistura, Cinema Sónico e Apropriações no Domínio Cósmico

(Performance)
+ info

 


Art / Thought / Sound
Knowing through sound
Open Programme 2021

FEB – JUN · 18H30
Repeatedly untamed, sound remains as an active agent suited to bathe, modulate, probe and infect. It is a permanently open and involuntary external signal sensed through an auditory system that receives it effortlessly, providing a constant three–dimensional perception and navigation abilities. Its volatility as matter marks a platform of interference with the world or of production of worlds. Such condition renders sound as a paradoxical figure floating between the possibilities of an ethereal state, one that refuses medium specificities beyond its own; and the practicalities of its parasitic behaviour, one defined by a continued palpable involvement with surrounding materials.
 
It is precisely in this internal oscillation that sound finds its validation as an epistemological instrument, expanding its operational capabilities into fields of speculation and deviation, a procedure that manifests itself in the sonification of data, in the construction of sonic ecologies, in the reconfiguration and reevaluation of categories, in questioning and testing of social, cultural, environmental and artistic contracts, in mapping, rendering and establishing invisible territories, in the overall reconstitution of itself as a modality and experience of knowledge.
 
In 2021, the School of Arts — UCP Open Lectures Programme aims to approach sound as a set of practices that can emerge, lead to or simply make use of sound as a world–building tool in politics, philosophy, geography, engineering, poetry, ecology and art. As such, a group of guests, among artists, researchers, and performers, from different contexts and geographies will gather in order to explore a transversal profile of sound as a functional instrument in contemporary culture.
 
Curators: Diogo Tudela and José Alberto Gomes
 
PROGRAMME
 
25 FEB · Delfim Sardo · Ambience is a Material Reality (On-Line Lecture)* + info
11 MAR · Salomé Voegelin · To Know from the Invisible (On-Line Lecture) + info
18 MAR · Amina Abbas-Nazari · Phonocentric Adventures in Design Fiction (On-Line Lecture) + info
25 MAR · Cláudia Martinho · Ambientes Ressonantes: Arquitetura, Lugares, Ecossistemas + info
08 APR · Miguel Carvalhais · Computational Listening + info
15 APR · Steve Goodman / Kode9 · Audio Virology + info
22 APR · Warren Neidich · Noise and the Brain without Organs Art (On-Line Lecture) + info
29 APR · Ricardo Jacinto · Medusa – Solo for Cello, Electronics and Resonant Objects (Performance)* + info
13 MAY · Clarence Barlow · Deriving Music from the Visual - Deriving the Visual from Music + info
20 MAY · Luisa Cunha · A Sound can be an object* + info
27 MAY · Tarek Atoui · Layering and Stratification + info
3 JUN · Florian Hecker · Analysis, Resynthesis, Synopsis + info
17 JUN · Vincent Moon. · Towards Non-Duality (2021, Arts and Realities) – Remix Culture, Sonic Cinema and Appropriations in the Cosmic Realm (Performance) + info

* These sessions will be in portuguese.

All sessions will be broadcasted online in this webpage and in the social networks of the School of Arts. When the pandemic context allows it, the sessions will also take place physically in the Ilídio Pinho Auditorium at the School of Arts. 

 

 

10-02-2021