Steve Goodman / Kode9 · Virologia Audio

15.04.2021 18:30
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

15.04.2021 18:30 Steve Goodman / Kode9 · Virologia Audio Link: https:///pt/central-eventos/steve-goodman-kode9-virologia-audio

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

SEE ENGLISH BELOW

Aulas abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som
Steve Goodman / Kode9 · Virologia Audio
15 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderador · Diogo Tudela

No contexto da atual pandemia global, vivemos um momento oportuno para examinar teorias e ficções sónicas que Steve Goodman define livremente por virologias audio. Uma fonte essencial para o conceito de virus cultural deriva da ideia de meme, o equivalente cultural ao gene, uma unidade básica de cultura. À medida que tem vindo a convergir com os media sociais, o conceito tem se vindo a fixar em (movimentos) virulentos de combinações de imagem/texto. Mas existe algum equivalente auditivo? Desde a genética evolutica à modelação aplicada a música generativa, à sonificação de dados induzidos pela inteligência artificial de estruturas protéicas, psicologias de earworms (malware do/para o ouvido) passando por ficções sónicas de música eletrónica e ficção científica, nesta aula aberta será questionada a memética suportada pelo neo-Darwinismo, numa procura por ir além de uma noção meramente metafórica de viralidade aplicada à cultura sónica e musical.

A sessão será transmitida no dia 15 de abril às 18h30 nesta página. /
The session will be broadcasted live in this page on April 15th at 6:30 pm.

BIO

Steve Goodman (aka Kode9) é um músico, artista e escritor. Gravou 3 álbuns, 2 com o vocalista Spaceape; Memories of Future (2006) e Black Sun (2010), e um álbum a solo, Nothing (2015). Enquanto DJ já produziu três compilações de mixes, Dubstep Allstars vol.3 (Tempa 2006), DJ Kicks (K7 2011) e Rinse 22 (Rinse 2013), e em 2018, Fabric 100 com Burial. Além da editora Hyperdub, a qual fundou em 2004, também lançou faixas pela editora de Aphex Twin, Rephlex, e pelas Soul Jazz e Rinse e remisturou para Mr. Fingers, Lee Scratch Perry, the Junior Boys, Battles e Dabrye, entre outros.

Em 2014 recebeu o prémio de Inovação e de melhor Pequena editora do ano pela AIM (the Association of Independent Music). Com o grupo AUDINT produziu numerosas instalações sonoras, e os seus trabalhos em sound design foram recentemente apresentados como parte da Hyundai commission no Tate Modern (2018) e no Barbican ‘AI: More than Human’ em Londres (2019). Ele produziu uma banda-sonora para a curta-metragem do grupo AUDINT, Ghostcode (2016) e apresentou e remisturou uma versão reimaginada da banda sonora de La Jetée, de Chris Marker, com o título Her Ghost no BFI em Londres e no Pompidou Centre em Paris (2013).

O seu livro ‘Sonic Warfare’ foi publicado pela MIT Press em 2009 e com o AUDINT co-editou o livro ‘Unsound: Undead’ pela Urbanomic Press em 2019.

Open programme 2021 · Art / Thought / Sound
Steve Goodman / Kode9 · Audio Virology
15 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderator · Diogo Tudela

In the context of the current global pandemic, it is an opportune moment to examine theories and sonic fictions that I have loosely termed audio virologies. One key source of the concept of a cultural virus derives from the idea of the meme, the cultural equivalent of the gene, a basic unit of culture. Converging as it has with social media, the concept has become fixated on virulent (moving) image/text combinations. But is there an auditory equivalent? From evolutionary genetics and modelling applied to generative music, AI driven data sonification of protein structures, psychologies of earworms through to sonic fictions of electronic music and science fiction, we will question the neo-Darwinian underpinning of memetics and attempt to go beyond a merely metaphorical notion of virality applied to sonic and musical culture.

BIO

Steve Goodman (aka Kode9) is a musician, DJ, artist and writer. He has recorded 3 albums, 2 with the late vocalist The Spaceape; Memories of Future (2006) and Black Sun (2010), and a solo album, Nothing (2015). He has compiled 4 DJ mix compilations, Dubstep Allstars vol.3 (Tempa 2006), DJ Kicks (K7 2011) and Rinse 22 (Rinse 2013), and in 2018, Fabric 100 with Burial. In additional to the record label Hyperdub which he founded in 2004, he has also released tracks on Aphex Twin’s Rephlex label, Soul Jazz and Rinse and remixed for Mr. Fingers, Lee Scratch Perry, the Junior Boys, Battles and Dabrye among others.

In 2014 he was awarded Innovator and Small Label of the Year from AIM (the Association of Independent Music). With the group AUDINT he has produced numerous sound installations, and his sound designs have recently been presented as part of the Hyundai commission at the Tate Modern (2018) and the Barbican ‘AI: More than Human’ in London (2019). He has produced a soundtrack to AUDINT’s short film Ghostcode (2016) and peformed a remixed score to a reimagined version of Chris Marker’s La Jetee entitled Her Ghost at the BFI in London and the Pompidou Centre in Paris (2013).

His book ‘Sonic Warfare’ was published on MIT Press in 2009 and with AUDINT he co-edited the book ‘Unsound: Undead’ for Urbanomic Press in 2019.