Seminários de Investigação sobre Património Têxtil · Estudo, Conservação e Valorização

11.12.2020 17:00 — 27.01.2021 17:00
Escola das Artes

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

11.12.2020 17:00 27.01.2021 17:00 Seminários de Investigação sobre Património Têxtil · Estudo, Conservação e Valorização Link: https:///pt/central-eventos/seminarios-investigacao-sobre-patrimonio-textil-estudo-conservacao-e-valorizacao

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

Seminários de Investigação sobre Património Têxtil
Estudo, Conservação e Valorização

11 DEZ 2020 - 27 JAN 2021
17h-19h (Portugal)
Língua:  português/espanhol

 

Data

Investigador

Atividade

11/12/2020

Ana Galan

Webinar
Conservación de coleciones en transito: el caso de Auschwitz-Birkenau

14/12/2020

Inês Cayres

Workshop
Conservação de Têxteis

20/01/2021

Ana Schlogel

Webinar
Limpieza de tapices

26/01/2021

Laura Pol

Webinar
Almacenamiento y exhibición de textiles

 27/ 01/2021

Eva Gonzalez

Webinar
Conservación y Restauración de Tejidos históricos: alteraciones y tratamientos"

 

Ana Galan Perez
Conservadora-restauradora. Membro da Direção Associação Espanhola de Conservadores Restauradores ACRE. Doutora em Belas artes- Departamento de Escultura e História das Artes Plásticas pela Universidade de Sevilha. Perita em Gestão documental de museus. Desenvolve pós doutoramento no CITAR em Conservação Sustentável para coleções culturais em Trânsito, com enfâse em património trágico (Museus memoriais e coleções de campos de concentração).

Inês Cayres
Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Curso de verão em Restauro de Objetos Metálicos Arqueológicos no Palazzo Spinelli em Florença- Itália. Estágio no Museu Nacional do Traje e no Instituto José de Figueiredo. Trabalhos efetuados para diversas instituições, nomeadamente, Museu Nacional do Traje, Instituto José de Figueiredo, Museu Nacional de Marinha, Universidade Católica do Porto, Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, Museu Municipal de Olhão, Santuário de Fátima, Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e para particulares.

Ana Schlogel
Formada pela Escola Superior de Restauro de bens Culturais de Madrid. Especializou-se em tecidos na Fundação Abegg (Suiça) e no Musée des Tissus de Lyon. Em  1989 integrou o Museo del Pueblo Español onde formou uma equipa de restauro da coleção de indumentária. Em 2000 integrou a equipa de tecidos do Instituto de Património Cultural de Espanha (IPCE). Em 2003 foi nomeada perita técnica de tecidos pelo Instituto Nacional de Qualificações para assessorar a definição de competências e módulos formativos em tecelagem, conservação de tapeçaria e tapetes da Real Fábrica de Tapetes e conservação preventiva de coleções têxteis. Dirigiu entre 2017 a 2011 o departamento de conservação de tapeçaria e tapetes da Real Fábrica de Tapetes, tendo introduzido novos métodos de documentação e de restauro. Desde 2014 que compatibiliza o seu trabalho no departamento de tecidos do IPCE  com a gestão de programas europeus de património, tendo-se transferido para o Conselho da Europa em 2017 -2018 para dirigir a Estratégia Europeia para o património Cultural. Na atualidade encontra-se aposentada embora ainda colabore com o Conselho da Europa.

Laura Pol Mendez
Trabalha como especialista de têxteis antigos desde 2006. Licenciada em Conservação e Restauro de Bens Culturais  e especializada em têxteis pelo Instituto Andaluz de Património Histórico (Sevilha). Iniciou a sua carreira realizando intervenções para o Museu de Artes e Costumes Populares de Sevilha e para a Consejería de Cultura com o projeto «Andalucía Barroca». Atualmente gere a empresa Restaura Textil e integra o grupo de conservação de têxteis da Catedral de Sevilha,no qual trabalha desde 2010.

Eva Gonzalez
Eva González é licenciada em Conservação e Restauro de Bens Culturais com dupla especialização em tecidos e escultura. Complementou a sua formação com um master de Conservação e Restauro de Tapeçaria e Tapetes de nós da Europa. Atualmente trabalha no departamento de Tecidos do Centro de Conservação e Restauro da Junta de Castilla-Leon. A sua experiência engloba instituições como o Instituto do Património Cultural Espanhol, a Real Fábrica de Tapetes, o Museu d o Prado, a Casa de Lope de Veja, o Museu Cerralbo, Museu da América e Museu Nacional de Escultura. Realizou diversas intervenções sobre obra têxtil para museus. Tem sido formadora em diversos cursos e oradora em conferências e seminários.