Miguel Carvalhais · Audição Computacional

08.04.2021 18:30
Escola das Artes

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08.04.2021 18:30 Miguel Carvalhais · Audição Computacional Link: https:///pt/central-eventos/miguel-carvalhais-audicao-computacional

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Universidade Católica Portuguesa - Porto

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Aulas abertas 2021 · Arte / Pensamento / Som
Miguel Carvalhais · Audição Computacional 
08 ABR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderador · José Alberto Gomes
 
A computação é omnipresente e invasiva, infiltrando-se, e radicalmente transformando, todos os aspetos da vida. A computação está crescentemente presente nos ambientes físicos e públicos, com códigos-espaços emergindo da sua metainterface. A computação obriga-nos a mudar as nossas formas de ver o mundo que partilhamos com ela, adoptando um olhar computacional que nos é ainda estranho mas que se torna fundamental para a experiência de meios e arte computacionais. Baseada em novas e únicas formas de comprometimento estético, a relação com o computacional começa com a estética como portal para a perceção do substracto computacional e a sua estranheza. Esta relação é profundamente ontológica, e é desenvolvida através de interfaces que emergem das relações entre sistemas computacionais; destes com os humanos; e dos humanos assombrados pela computação. Nesta conversa será explorada a forma como a perceção humana é reconfigurada pelo computacional, tornando-se multi- e transmodal, fazendo do som e da audição algorítmica recurssos epistemológicos fundamentais para públicos e criadores por igual.
 


BIO

Miguel Carvalhais é um designer, artista e músico. Professor Auxiliar no Departamento de Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador no INESC TEC e no i2ADS. Ele estuda o práticas criativas com sistemas computacionais e ecreveu o livro “Artificial Aesthetics” sobre este tópico. A sua investigação e prática exploram como sistemas computacionais e processuais são lidos por humanos e como a descoberta e interpretação processual são soberanas na criação de significado e de experiências estéticas. A sua prática artística engloba computer music, arte sonora, live performance, audiovisuais e instalações sonoras. Ele dirige a editora de música experimental e arte sonora Crónica, a conferência xCoAx (on computation, communication, aesthetics and x), e o simpósio Invisible Places (sobre arte de paisagens sonoras e ecologia).
 


Open programme 2021 · Art / Thought / Sound
Miguel Carvalhais · Computational Listening
25 MAR · 18H30 · On-Line Lecture

Moderator · José Alberto Gomes

Computation is ubiquitous and invasive, seeping into, and radically transforming, all aspects of life. Computation is also increasingly present in physical and public environments, with code-spaces emerging from its metainterface. Computation forces us to change our ways of seeing the world we share with it, adopting a computational gaze that is still strange to us but that becomes fundamental for the experience of computational media and art. Being predicated on new and unique forms of aesthetic engagement, the relationship with the computational starts with aesthetics as a gateway to the perception of the computational substrate and its strangeness. This relationship is deeply ontological, and is developed through interfaces that emerge from the relationships between computational systems; these and humans; and humans haunted by computation. In this talk we explore how human perception is reconfigured by the computational, becoming multi- and crossmodal, making sound and algorithmic listening fundamental epistemological resources for both audiences and creators alike.
 

BIO
Miguel Carvalhais is a designer, artist, and musician. He is an assistant professor (with Habilitation) at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto and a researcher at INESC TEC and i2ADS. He studies creative practices with computational systems and wrote the book “Artificial Aesthetics” on this topic. His research and practice explore how computational and procedural systems are read by humans, and how procedural discovery and interpretation are paramount for the creation of meaning and the aesthetic experience. His artistic practice spans computer music, sound art, live performance, audiovisuals, and sound installations. He runs the Crónica label for experimental music and sound art, the xCoAx conference (on computation, communication, aesthetics and x), and the Invisible Places symposium (on soundscape art and ecology).