Recursos

Centro de Criatividade Digital

O Centro de Criatividade Digital, reconhecido como um dos projetos âncora do Cluster das Indústrias Criativas no Norte de Portugal, assume-se como um centro de competência e excelência criativa, onde se destaca uma infra-estrutura de produção com recurso a tecnologias avançadas e de última geração. Instalado na Escola das Artes da Católica Porto, com o Apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O CCD foi aprovado pela FCT para inclusão no “Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020”
Link: http://artes.ucp.pt/ccd/
Showreel: https://www.youtube.com/watch?v=bLi8ci3uQYY


Laboratório de Motion Capture

Estúdio com 60 m2 preparado para a captura de movimento humano com recurso a um sistema de Motion Capture Vicon; 10 Câmaras Vicon T40S-NR18 de 4 Mega Pixeis; Fatos full body e Acessórios para captura MOCAP; 2 Workstations Dell T7500; 2 Câmaras de Vídeo High Speed, 12 GigE Gigabit Ethernet com framerates de 210 FPS; Elevador Monta cargas (25 m3) com acesso direto ao parque exterior do edifício da Escola das Artes.


Laboratório de Arte Interactiva

Estúdio com 50 m2 acondicionado acusticamente; Piano Yamaha Disklavier Grand Piano Robotic Performace System - Notomoton Percussion; Reactable Live e Reactable Media bench Systems; Diversos sensores e actuadores para Performance Digital Interativa.


Estúdio de Mistura de som Surround

Estúdio com 50 m2 acondicionado acusticamente; Sistema ICON 64 Fader D-Control ES Bundle; Protools HD com 16 entradas Pre-amplificadas; Monitores Pré-Amplificados de Som 7.1 Blue Sky com Sky System One 5.1 + 2 monitores SAT 12; Hardware Dolby Surround (DP570 - Multichannel Audio Tool, DP564 - Multichannel Audio Decoder, DP570 - Multichannel Dolby Digital Enc.); Software para síntese Sonora incluindo Waves Diamond, Native Instruments Komplete 8 Ultimate e Viena Symphony Orquestra.


Estúdio de TV, Cinema e Chroma-Keying

Estúdio de gravação de vídeo com 50m2, que inclui uma parede Chroma-Keying, um guindaste de câmera e um tecto alto onde uma rede de iluminação está instalada.
Este estúdio está equipado com vários sistemas de iluminação, incluindo uma "state-of-the-art" Dedolight de sistema de iluminação LED para cinema, televisão, fotografia, iluminação arquitetural e exposição de arte. Ele também inclui uma regie analógica de TV de 10m2 (que no futuro deverá ser actualizada para uma solução digital, com capacidade para produções ao vivo de webTV).


Células de produção Som e Vídeo

10 células de produção som e vídeo, com workstations para audio e vídeo instaladas com software padrão da indústria (Apple Final Cut X, AVID ProTools 10, Adobe After Effects, Photoshop, etc.), onde projetos de edição e pós produção de viíeo ou audio podem ser desenvolvidos. Algumas da células contêm uma pequena cabine de gravação de som, para tarefas simples como voice over, narração, etc.


Laboratório de modelagem 3D e animação

Laboratório de modelagem 3D e animação, equipado com 10 workstations de alto rendimento, includindo mesas digitalizadoras Wacon Cintiq, e instaladas com 'state-of-the-art' software padrão da indústria (AUTODESK Maya, Smoke, V-Ray, Nuke; Unity 4, Blender).


Laboratório de Fotografia Digital

Um pequeno laboratório de fotografia digital equipado com uma plotter de grande formato com qualidade fotografica, duas workstations de alto rendimento com ecrâs calibrados de 21 e 27 polegadas e software padrão da indústria (Adobe Photoshop, etc.). O estúdio inclui 5 câmaras CANON EOS6D com várias lentes.


Auditório multiusos para Cinema, Música, Performances e Eventos Gerais

O auditório, pertencente à UCP, têm a capacidade para 470 Lugares Sentados, palco com 15X13 m2 (15X7 m2 com a cortina corrida), tela de projecção com 8X5 m, projector de vídeo HD com 6000 AnsiLumens - SONY VPL-FW300L, Sistema de Amplificação de Som de 6 Vias e Subwoofers D&B – P1200 A, capacidade para 18,000 w de iluminação, Gravação Digital em Régie de TV com 4 Vias de Vídeo (HDV) e 24 vias de Áudio (24Bits, 48KHz).


Produção de vídeo no exterior

Mesa de gravação e mistura vídeo Portátil Sony Anycast Station AWS-G500HD; Duas Câmaras Robotizadas Panasonic - AW-HE100E; Uma Câmara Sony F3; Três câmaras Sony EX1; Projector Barco FLM HD14 (14.000 ANSI Lumen).


Sala CIONP

Instalações do CIONP - Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal.


Oficinas de Conservação e Restauro

6 Oficinas especialmente preparadas e equipadas para atender às especificidades das intervenções de conservação e restauro em materiais orgânicos e inorgânicos, incluindo a instalação de sistemas de extracção de poeiras e gases tóxicos, armários de solventes e hotte química. Entre os diversos equipamentos de apoio às intervenções de conservação e restauro, podemos destacar a presença nas Oficinas de lupa binocular e mesa de baixa-pressão.


Laboratório de Química

Laboratório vocacionado para o estudo dos materiais constituintes das obras de arte. O laboratório encontra-se equipado com um microscópio óptico de transmissão Meiji MT, um microscópio óptico (reflexão e transmissão) Olympus BX41 com uma câmara digital JENOPTIK ProgRes C5 acoplada, um microscópio digital Dino-Lite Pro2 AM4000, um espectrómetro de fluorescência de raios-X (tudo de raios X com ânodo de prata; detector Si-PIN da AMPTEK; sistema multicanal MCA Pocket da AMPTEK), uma polidora PHOENIX BETA e diversas lupas binoculares.


Sala de Rx 

Sala com paredes protegidas contra radiação, ampola de radiografia Yxlon. Esta sala encontra-se preparada para a realização de radiografias de obras de arte, essencialmente em pintura e escultura.


Sala de Revelação de Rx

Nesta sala, munida de uma processadora para película radiográfica, pode ser revelada película (em folha ou em rolo) com as imagens de radiografia de obras de arte.


Área de reserva

Sala preparada para a breve permanência de obras antes de estas transitarem para a respectiva Oficina de Conservação e Restauro, onde serão intervencionadas. Inclui zona de embalagem de peças.


Área de tratamento de infestações

Sala com câmara constituída por alumínio termolacado, com revestimento a painéis de placa melaminizada, com lã de rocha e vidro duplo, de 3,5 x 5 metros, com sistema de exaustão assegurada por ventilador para extracção de gases tóxicos.


Área de envernizamento

Sala de 4,3 x 2,75 metros, com sistema de exaustão próprio, mediante ventilador para extração de gases tóxicos.


Estúdio Fotográfico

Estúdio alto, sem janelas, com paredes em ciclorama e a presença de fundos fotográficos, sistema de iluminação de luz contínua ou intermitente, câmaras fotográficas digitais, câmara fotográfica de Infravermelho digital, câmara para reflectografia Infravermelha (tubo de Vidicon), lâmpadas de Wood para fotografia UV e de fluorescência UV, painel difusor para observação/documentação de radiografias.