Glossário do Uso do Ouro no Norte de Portugal

Título: Glossário do uso do ouro no Norte de Portugal
Autor: Rosa Maria dos Santos Mota
Editor: UCE/CITAR/CIONP
ISBN: 978-989-8366-22-1
Ano de Edição: 2011
Nº de páginas: 157
Preço: -
Encadernação: Capa mole

O Glossário do Uso do Ouro no Norte de Portugal engloba um elucidário alargado das tipologias que constituem a panóplia do ouro popular. Estas indicações incluem uma descrição de cada peça, acrescidas de informações retiradas da fortuna crítica, e ilustradas com fotografias de cada objecto, de forma a dar uma visão o mais completa possível sobre cada ornato, as suas características e o seu uso.

A oficina, os instrumentos e as técnicas usadas na manufactura destes objectos são abordados, assim como as formas de venda realizadas por vendedores ambulantes, feirantes e casas de ourivesaria.

Nesta pesquisa são contemplados diferentes grupos sociais e a sua vivência com o ouro popular, como é o caso das comunidades rurais com os seus costumes relativos à exibição de peças de ouro, dos agregados piscatórios e a forma como encaram o uso deste metal, para além dos ciganos, com as suas tipologias particulares.

O estudo aborda, também, o uso do ouro por parte das elites, das crianças e das criadas, revelando como é encarado durante os períodos de luto, a sua posição de relevo dentro do retrato fotográfico e a forma como os grupos folclóricos convivem com a exibição de objectos áureos. Regista, ainda, a ligação da ourivesaria do ouro com o fenómeno religioso, através da análise dos tesouros das imagens sacras, do uso ornamental que potenciam e a sua grande relação com as festas e romarias do Norte.