As Filigranas - Filigree

Título: As filigranas = Filigree
Autor: Rocha Peixoto
Editor: UCE/CITAR/CIONP
ISBN: 978-989-8366-18-4
Ano de Edição: 2011
Nº de páginas: 103
Preço: -
Encadernação: Capa mole

O estudo «As filigranas», da autoria de Rocha Peixoto, foi primeiramente publicado em 1908, no tomo II, fascículo 4.º, da Revista Portugália, publicada a 17 de Setembro desse ano na cidade do Porto, e, novamente, em 1967, nas Obras deste autor. É, ainda hoje, de uma extraordinária mais-valia histórica e precisão de descrição das técnicas em Gondomar e em Travassos. Daí a necessidade da sua reedição e disponibilização a um público alargado, através de edição em livro específico.

Ao longo de vários capítulos, o Autor guia-nos numa viagem pelas técnicas, artefactos, acessórios (pedras e esmaltes), usos e costumes e conspecto social associados à filigrana, não faltando ilustrações para, entre outras questões, clarificar vários aspectos formais e decorativos das peças mencionadas no texto.

Através da abordagem do tema sob uma perspectiva histórica, técnica e artística, não descurando o respectivo enquadramento sociológico e conceptual, descobrimos uma técnica milenar que, erroneamente, tantas vezes foi considerada como saída do génio português.