O Processo de Omissão Implementado Durante a Construção de uma Narrativa Documental com o Intuito de Representar um Evento Histórico

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Arte Visual e Interactiva
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
Carlos Ruiz Carmona
Resumo: 

No decorrer do trabalho de investigação realizado no âmbito da minha tese de doutoramento (O Processo de Omissão na Construção da Narrativa no filme Documentário: Análise de um Estudo de Caso) estabeleceu-se e definiu-se em primeiro lugar o conceito de omissão como uma característica essencial no documentário para representar um evento histórico, tendo-se focado a pesquisa no processo racional da construção narrativa, ou seja, nas justificações intelectuais que o cineasta implementa para tomar decisões de omissão e estrutura, com a finalidade de construir uma narrativa e representar um evento. A investigação centrou-se ainda na análise do processo de omissão e organização da informação do evento, tendo tido como principal objetivo a identificação dos tipos de omissão e estrutura que um cineasta pode implementar para organizar a informação do evento de acordo com suas intenções de narrativa. A pesquisa concluiu que representar um evento no documentário, consiste em organizar, através de omissão parcial e total, uma fonte ilimitada não-organizada de informações sobre o evento histórico, num volume organizado e limitado de imagens e sons - uma narrativa audiovisual que representa uma experiência pessoal. O conceito de omissão parcial e total ilustra as restrições técnicas e possibilidades criativas que o cinema oferece ao realizador para representar o mundo que habitamos

Na presente proposta proponho analisar e estudar o processo de construção de várias narrativas documentais desde a perspectiva e conceito da omissão.

Esta investigação começou imediatamente após a minha defesa de doutoramento em Julho de 2012. Conto com os seguintes elementos para realizar a investigação:

  1. Proposta estética e intenções do realizador para representar vários eventos utilizando uma metodologia observacional. Este documento foi escrito antes de dar inicio a rodagem.
  2. Diário pessoal do realizador durante o processo de rodagem.
  3. Matéria prima: material audiovisual obtido durante o processo de rodagem.
  4. Diário pessoal do realizador durante o processo de montagem de cada cena.

Neste momento encontro-me preparar a matéria prima objeto de estudo de esta investigação. Isto implica realizar e organizar a montagem da matéria prima com vistas a ser analisada posteriormente. Desta maneira, estou a realizar a montagem de cada evento histórico subdividindo o processo em fases que proporcionem a possibilidade de analisar e estudar o ato de representar através da narrativa desde a perspectiva e conceito da omissão.

Objetivos do projeto: 
  1. Desenvolver e ampliar o conceito de omissão total e parcial durante o processo da construção de narrativa documentais, e em específico no contexto da metodologia observacional.
  2. Desenvolver uma metodologia específica de montagem para o documentário de observação desde a perspectiva e conceito da omissão.
  3. Desenvolver conhecimentos técnico-práticos e teóricos sobre o processo de montagem de uma narrativa documental.
Atividades e calendario: 

A preparação da matéria prima para investigação estará concluída em Dezembro de 2013.
Prevê-se 18 meses de investigação intensiva.
Em Janeiro de 2014 inicia-se o análise e estudo da construção da narrativa.
Pretende-se publicar artigos científicos na web of science a partir de Julho de 2014
Pretende-se publicar uma metodologia de montagem do documentário de observação em 2015.

Sumario: 

O processo de omissão implementado durante a construção de uma narrativa documental com o intuito de representar um evento histórico