Vale Inovação para Transferência de Tecnologia na Área do Video-mapping (Videomapping)

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
Luís Gustavo Martins (5%)
Elementos da equipa (%afetação): 
Luís Sarmento (MSc - 10%), Vítor Joaquim (MSc – 10%), Bolseiro CITAR (André Guiomar – 100%)
Resumo: 

Este Projecto irá conceber e desenvolver conteúdos vídeo de forma customizada para projeção em site-specific tanto em interiores como em exteriores: em ambientes arquitetónicos do espaço público, em cenografia virtual de espetáculos de teatro, em eventos ao vivo com interatividade.

Objetivos do projeto: 

A Cimbalino pretende adquirir competências técnicas, de conceção e desenvolvimento de projeto e workflow na área do VideoMapping. Consiste em conceber e desenvolver conteúdos vídeo de forma customizada para projeção em site-specific tanto em interiores como em exteriores: em ambientes arquitetónicos do espaço público, em cenografia virtual de espetáculos de teatro, em eventos ao vivo com interatividade...Trata-se de uma área em franco crescimento, com inúmeras aplicações de grande potencial e enorme impacto junto do público, despertando uma adesão massiva e entusiástica.

É uma área muito apelativa e que se poderá tornar central na atividade da Cimbalino Filmes, uma vez que, devido às condicionantes logísticas de implementação – custo dos equipamentos e de equipas especializadas – se encontra ainda numa fase inicial de exploração comercial, mas com enorme poder de sedução junto das marcas, pela visibilidade e impacto que garante. Marcas como a Audi, a Toyota, a LG, a Bentley, a Volkswagen, a Ralph Lauren e a New Balance têm recentemente apostado muito neste tipo de criação e inúmeras cidades por todo o mundo têm recorrido a este tipo de promoção e animação em edifícios e marcos emblemáticos: Buenos Aires, Dubai, Paris, Rio de Janeiro, Guimarães, Berlim, Viena, Osaka...

A Universidade Católica Portuguesa, através do CITAR, dispõe de hardware de topo a nível mundial para visualização em grande ecrã, nomeadamente o Projector Barco, com o maior fluxo lumínico existente no mercado, concebido para ser móvel, flexível e preciso, garantindo projeções de grandes dimensões, equipado com várias lentes que permitem uma maior flexibilidade de soluções. A possibilidade de acesso a este equipamento, de realização de testes e de desenvolvimento de projetos vocacionados para este media, com diferentes vertentes e em diferentes site specific, permitirá adquirir competências, tanto técnicas como de desenvolvimento, conceção e gestão das diferentes etapas deste complexo workflow. Paralelamente aos recursos técnicos, o CITAR dispõe também de recursos humanos na sua atividade de ID:

  • investigadores a desenvolver trabalho na área da interatividade, que poderá ser agregado e potencializado na conceção de soluções interativas inovadoras, para grandes espaços, ampliando o âmbito dos projetos a serem desenvolvidos.
  • investigadores com experiência artística e de coordenação técnica, no desenvolvimento de projeções para o espaço público, conformando o espaço arquitetónico e a experiência que o publico faz dele, nomeadamente em Guimarães, a propósito da Capital Europeia da Cultura, no evento Mistério das Coisas (http://www.youtube.com/watch?v=A-8HQLMzwUs). 


Esta oportunidade de colaboração com o CITAR, aproveitando dos recursos técnicos e humanos da atividade de ID que desenvolve, levará certamente à implementação de sinergias conducentes ao desenvolvimento de projetos comerciais de qualidade. Temos, aliás, já dois projetos para desenvolver: uma solicitação por parte do Festival Imaginarius, em Santa Maria da Feira, para o desenvolvimento de uma proposta de Videomapping, no âmbito do Festival; e um pedido do Festival de Cinema B&W, para garantirmos uma animação da fachada, na sessão de abertura deste ano 2012.

Atividades e calendario: 

Início: 1 de Janeiro de 2013
Fim: 31 de Dezembro de 2013

Sumario: 

Vale Inovação para Transferência de Tecnologia na Área do Video-Mapping (VideoMapping) Este Projecto irá conceber e desenvolver conteúdos vídeo de forma customizada para projeção em site-specific tanto em interiores como em exteriores: em ambientes arquitetónicos do espaço público, em cenografia virtual de espetáculos de teatro, em eventos ao vivo com interatividade.
01/2013 to 12/2013