A Vinculação na Relação Professor-aluno em Canto

Computação Musical e Sonora
sem informação

O objectivo deste projecto é proporcionar uma resposta clara às necessidades dos alunos e professores de canto e também directores de departamento confrontados com a necessidade de favorecer as condições necessárias para relacionamentos funcionais entre professores e alunos de canto. A investigação em vinculação tem reconhecida importância em áreas além da psicologia (pedagogia, medicina). A adequação e relevância da utilização de testes de vinculação às aulas de música foi provada e iniciada no contexto da tese de doutoramento da investigadora principal, tendo os resultados obtidos mostrado que a vinculação tem um papel fundamental na (dis)funcionalidade da relação entre professores e alunos de canto. O presente projecto pretende alargar o âmbito da investigação a um maior numero de participantes, uma avaliação mais abrangente com Adult Attachment Interview e observação comportamental inexequíveis no âmbito de uma tese de doutoramento.

Os objectivos específicos deste projecto centram-se na 1. Validação de instrumentos de predição da (dis)funcionalidade na relação professor - aluno de canto, a partir da vinculação. 2. Estabelecer perfís de funcionalidade diádica. 3. Promover um conhecimento aprofundado do papel da psicologia no contexto das aulas individuais de canto

A vinculação na relação professor-aluno em canto