Inharmonique (1977) de Jean-claude Risset: Transferência Tecnológica (recasting) e Proposta de uma Versão em Tempo-real.

Computação Musical e Sonora
António de Sousa Dias (40 %)
Elementos da equipa (%afetação):
José Luís Ferreira (60 %)

Inharmonique, de Jean Claude Risset (1977), é uma obra para soprano e banda magnética, estreada a 25 de Abril de 1977, com a soprano Irène Jarsky, no Centro Georges-Pompidou, Paris. A banda foi produzida no Ircam e apresenta diferentes tipos de estratégias de síntese de som, recorrendo ao software Music V (Mathews et al. 1969). Além de sua qualidade musical, este trabalho adquiriu alguma relevância no contexto dos estudos de música do computador, pois algumas das orquestras e partituras empregues foram divulgadas por Denis Lorain em 1980, entre outros. Como consequência, foram adaptadas a outras linguagens e divulgadas largamente na literatura de música por computador, tornando-se assim uma obra de referência. Assim, este projecto visa a reformulação, a transcodificação e a proposta de uma versão em tempo real desta obra. Um dos principais objectivos consiste no estabelecimento de uma versão em tempo real desta obra. Isto implica uma análise e ressíntese da obra, possibilitando dois objectivos complementares: o primeiro, estabelecer documentação mais detalhada sobre os processos empregues na obra e uma transcrição dos processos algorítmicos – as rotinas PLF - originalmente programado em Fortran. Um outro objectivo é o de fornecer uma versão onde a parte electrónica pode ser mais versátil e adequada à flexibilidade de uma execução ao vivo.

21 Junho 2013 - Conferência EMS13 - Sousa Dias, António de; Ferreira, José Luís (PhD. / PhD. Student, Portuguese Catholic University, Portugal), “Jean-Claude Risset’s "Inharmonique" (1977): recast and a real time version proposal”
2014 – Finalização do projecto, disponibilização de patches, submissão de artigos e eventual performance live.

Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset: transferência tecnológica (recasting) e proposta de uma versão em tempo-real. Este projecto foca-se na re-síntese de Inharmonique (1977) de Jean-Claude Risset, obra electroacústica mista, que subsiste como meio fixo (fita original e versões digitais desta). Assim, tendo como objectivo principal estabelecer uma proposta de versão para a performação em tempo-real desta obra pretendemos igualmente proporcionar uma revisão da sua documentação.