Impactos da Cultura Digital em Portugal

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Arte Visual e Interactiva
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
Cristina Sá
Resumo: 

Projecto de investigação sobre a forma como a revolução digital afectou diversos aspectos da nossa cultura. Os aspectos culturais a considerar numa primeira fase serão três: estudar-se-á o impacto sobre a subjectividade, sobre o estatuto da imagem e sobre a arte. Ter-se-á de trabalhar, em primeiro lugar, o impacto global da revolução digital nestes três aspectos e, em segundo lugar, reconhecer as especificidades do contexto português.

Objetivos do projeto: 

O objectivo central do projecto é o reconhecimento do impacto da revolução digital na nossa cultura e de que forma tal veio a alterar a subjectividade e a estruturação do Eu, o estatuto da imagem (imagem num sentido alargado, que poderá ser som ou imagem em movimento, por exemplo), e a arte, em particular a arte digital. Este estudo tem já algumas partes que foram desenvolvidas no projecto de doutoramento do PI, mas precisam de aprofundamento em termos globais e de um estudo específico do caso português em toda a sua extensão.

Em termos globais, a subjectividade foi estudada a partir da relação humano-técnica, repensando-se aspectos relacionados com a percepção, noção de corpo, estrutura do Eu e desenvolvimento tecno-estético. Seria importante pensar outras ligações e mediações digitais, como por exemplo o relacionamento inter-espécies. Em termos de imagem, foi revisto o estatuto da imagem que, ao ser digital, acede a outras operações que não só estéticas, mas também numéricas e de que forma isso afecta a sua duração, fiabilidade, modo de apreensão, relação com o real, entre outros aspectos. Há, no entanto, um trabalho de alargamento a fazer ao pensar a imagem num sentido lato. Em termos de artes digitais, foi trabalhada a mudança de paradigma do objecto ao processo, foi trabalhada a importância da inclusão do espectador em diversos aspectos, mas é um trabalho que precisa de ser completo, seja sistematizando o estudo de diversos aspectos da interactividade, seja trabalhando algumas relações da arte, nomeadamente com o aparecimento das indústrias criativas. Todos estes aspectos têm de ser revistos e estudados para o contexto particular de Portugal.

Sumario: 

Impactos da Cultura Digital em Portugal Projecto de investigação sobre a forma como a revolução digital afectou diversos aspectos da nossa cultura. Os aspectos culturais a considerar numa primeira fase serão três: estudar-se-á o impacto sobre a subjectividade, sobre o estatuto da imagem e sobre a arte. Ter-se-á de trabalhar, em primeiro lugar, o impacto global da revolução digital nestes três aspectos e, em segundo lugar, reconhecer as especificidades do contexto português.