VisualyzART

Computação Musical e Sonora
Luís Gustavo Martins (21,06%)
Elementos da equipa (%afetação):
Bolseiro Mestre 1 (100% - 19 meses), Bolseiro Mestre 2 (100% - 4 meses)

A YDreams Vision surge como empresa global, onde desde a fase de concepção até à fase de comercialização, o factor de internacionalização está sempre presente. Desde a fase de concepção na medida em que a estratégia de I&DT passa pela criação e manutenção de redes de parceiros nacionais e internacionais de excelência nas várias disciplinas incluídas nos projectos. Até à fase de comercialização na medida em que a YDreams Vision já identificou e continuará a fazer prospecção de potenciais parceiros para a criação da sua comunidade de utilizadores que a apoiaram a atingir o mercado mundial dado a sua excelência nas suas áreas especificas de actuação: Artes Digitais, Educação, Design e Multimédia, e Programação Criativa.

Este projecto permitirá à YDreams Vision reforçar o seu portfólio tecnológico ao investir na I&DT de um ferramenta de programação visual que lhe permitirá chegar junto de um publico mais vasto aquele que certamente retirará um valor acrescentado extremo da utilização da Realidade Aumentada e Interfaces Naturais para o Utilizador nas suas actividades profissionais.

Neste projecto participam as seguintes entidades do SCTN:

• Instituto Politécnico de Santarém
  • Universidade de Coimbra
  • Instituto Politécnico de Leiria
  • Universidade Católica Portuguesa

O objectivo deste projecto é o de desenvolver uma plataforma que possa ser usada para tornar a realidade aumentada e a interacção natural ubíquas no mundo. Pretende-se desenvolver investigação em plataformas móveis, web e cenários sociais de forma a trazer a realidade aumentada e a interacção natural para o grande publico. Para tal além dos estudo de tecnologias e algoritmos que tornem essa realidade alcançável, acreditamos ainda que é preciso estudar e desenvolver ferramentas que tornem possível, ao criativo, lidar com a complexidade e multidisciplinaridade destes sistemas. Para isso temos vindo a investigar e a desenvolver a nossa plataforma de desenvolvimento YVision. A área de Artes Digitais será liderada pelo Professor Luis Gustavo Martins no âmbito do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia da Artes – CITAR, com competências especificas em Arte Interactiva, Arte Vídeo, Interfaces Homem-Máquina, Instalações e Performances Interactivas, Computação Gráfica, Análise, Processamento e Síntese de Som e Imagem, Interfaces tangíveis, Design Audiovisual, Design Interactivo, Sistemas colaborativos Digitais e de Tele-presença, Design para a Web, Grafismo e Efeitos Visuais.

O consorcio do projeto será formado por:

• YDreams Vision, como empresa líder que se compromete a integrar os resultados de I&DT nas sua actividade económica.
  • Universidade Católica do Porto, como parceiro na exploração da tecnologia no domínio das Artes Digitais
  • Instituto Politécnico de Santarém, como parceiro na exploração da tecnologia no domínio da Educação
  • Instituto Politécnico de Leiria, como parceiro na exploração da tecnologia no domínio da Informática e Programação Criativa
  • Universidade de Coimbra, como parceiro na exploração da tecnologia no domínio do Design e Multimédia.

Início do Projecto: 1 Janeiro de 2013
Fim do Projecto: 31 de Dezembro 2014

Estudo para as provas de conceito em Artes Digitais (1 Maio 2013)

Concepção e Especificação das provas de conceito em Artes Digitais (01.01.2013~30.11.2014)

Experimentação em Artes Digitais (01.08.2013~30.11.2014):

• Implementação das provas de conceito
  • Prova de conceito na área de Artes Digitais.
  • Dinamização da comunidade

VisualYzARt O projecto VisualyzART é um projecto de I&DT promovido pela YDreams Vision, uma empresa tecnológica especializada em Realidade aumentada e Interfaces naturais para o utilizador, e compreende actividades de investigação industrial nos domínios cientifico e tecnológicos das Ciências da Computação, Computação Visual, Computação Ubíqua, Design, Educação e Multimédia.
01/2013 to 12/2014