Monitorização da Intervenção Psicoterapêutica com Adolescentes com Recurso a Aplicações Móveis (MIPA-Mobile)

Arte Visual e Interactiva
sem informação

O principal objetivo deste projeto consiste em desenvolver e testar um modelo de monitorização do processo de intervenção psicológica clínica com adolescentes, com recurso a uma aplicação informática, integrando informação proveniente de diferentes informadores-chave.
Justifica-se o desenvolvimento de um projeto exploratório com estas características com a dificuldade de implementação de estratégias de monitorização da intervenção psicológica com crianças e adolescentes, em múltiplos momentos, com múltiplas medidas e com recurso a mútliplos informadores. Tradicionalmente, a avaliação das variáveis relevantes para a monitorização do processo centra-se em medidas de sintomatologia e/ou bem-estar, não sendo frequente a integração de medidas de processo (e.g. aliança terapêutica); para além disso, a monitorização é feita com recurso a instrumentos de papel e lápis, que acarretam recursos materiais e de tempo que obstaculizam a sua implementação.

Especificamente, este projeto tem três objetivos:

1. Desenvolver um modelo de monitorização da intervenção psicológica clínica com adolescentes, com recurso a múltiplos momentos, múltiplos informadores e múltiplas medidas;
  2. Desenvolver uma aplicação informática móvel, capaz de simplificar a recolha de informação, de modo seguro e simples;
  3. Avaliar a adequabilidade do modelo e da aplicação junto de uma amostra de adolescentes em acompanhamento psicológico em contextos clínicos.

A equipa de investigação que se propõe desenvolver este projeto é constituída por investigadores com experiência na investigação sobre avaliação da psicopatologia em crianças e adolescentes (PTDC /PSI-PC L/105489/2008), intervenção psicoterapêutica com esta população, integrando ainda um investigador com experiência no domínio da engenharia informática, envolvido em projetos relevantes no âmbito da utilização de inquéritos online (é delegado nacional da ação COST WebDataNet network : Web-based data-collection, methodological challenges solutions and implementation - COST action IS1004.

Data de inicio: 01-01-2014
Data de conclusão: 31-12-2014

01/2014 to 12/2014
O projeto MIPA-Mobile é um projeto do FEP/CEDH com a colaboração do CITAR.