Sound Data Mining (SDM)

PrintPrint
Português
Estado: 
Finalizado
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
sem informação
Resumo: 

Estado: Concluído em Março 2005
Financiamento: Agência de Inovação, POSI – Medida 1.3, “Investigação em Consórcio”
Parceiros: Ydreams - Ideias Interactivas, S.A.(promotor), Instituto Geográfico Português (IGP)

O projecto SoundDataMining permitir pela primeira vez a utilização simultânea de bases de dados heterogéneas disponíveis através da Web para efeitos de “spatial data mining”. Tem como objectivos:

  • Desenvolver uma plataforma modular com ferramentas de Data Mining que permitam a análise da informação existente em bases de dados dinâmicas de natureza geográfica
  • Desenvolver um caso de estudo na área da qualidade do ar que represente uma prova de conceito.

A interface de SoundDataMining foi desenhada de raíz para permitir a sua acessibilidade ao utilizador comum através de diferentes plataformas tais como a plataforma WEB ou plataformas móveis. A utilização conjunta de ferramentas de visualização e sonificação constituiu uma das inovações do sistema.

Resultados: 

O projecto SoundDataMining desenvolveu a tecnologia na análise inteligente da informação e apresentação de resultados (técnicas de sonificação e visualização). A tecnologia desenvolvida foi aplicada a um caso estudo na área monitorização da qualidade do ar. A previsão do índice de qualidade do ar foi desenvolvida para 1 dia de distância (Enxofre, Ozono, Partículas e Azoto). A previsão é disponibilizada aos utilizadores finais através de telemóveis. Através da utilização de “Location Based Services (LBS)”, o utilizador recebe a previsão para a estação de monitorização mais próxima.

Contacto: Luís Teixeira lteixeira@porto.ucp.pt

Referência:
Jorge Cardoso, José Carvalho, Luís Teixeira, Álvaro Barbosa, “SOUNDSERVER: DATA SONIFICATION ON-DEMAND FOR COMPUTATIONAL INSTANCES”, Proceedings of ICAD 04-Tenth Meeting of the International Conference on Auditory Display, Sydney, Australia, July 6-9, 2004

Sumario: 

O projecto SoundDataMining permitir pela primeira vez a utilização simultânea de bases de dados heterogéneas disponíveis através da Web para efeitos de “spatial data mining”.