Gravação e Performance Musical, via Internet, numa Rede de Instrumentos Acústicos Distribuídos

PrintPrint
Português
Estado: 
Finalizado
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
Luís Gustavo Martins (10%)
Elementos da equipa (%afetação): 
Orientação: Luís Sarmento (10%), Tiago Casanova (FEUP) (100%), José Vasco Carvalho (10%), André Perrotta (10%)
Resumo: 

Nos últimos anos, a investigação na área da música em rede (network music) tem estado debruçada sobre as questões que a distribuição espacial e a mediação por uma rede tecnológica levantam à performance musical em tempo real. Assim, questões como qualidade de streaming, optimização de sinal sonoro, latência, capacidade e qualidade de redes intercontinentais, entre outras, têm sido respondidas, também, pelas necessidades e problemas criativos de músicos e compositores, sempre decididos em explorar as fronteiras do mundo digital. Também os sistemas digitais em tempo diferido sofreram avanços substanciais no que diz respeito à composição musical. Estes avanços permitem que existam algumas especificações sólidas como o MIDI e poderosos softwares de sequenciação. Estas linhas de investigação e desenvolvimento, a par com a complexidade das interfaces destes sistemas digitais com instrumentos acústicos, são terreno fertile para o desenvolvimento de soluções cada vez mais completas para a expressão musical.

A disponibilização de uma plataforma para a gravação ou performance de composições MIDI em instrumentos acústicos permite aos compositors aproveitar as vantagens que as duas tecnologias trazem para a expressão musical. Estas vantagens, traduzidas, por exemplo, na possibilidade de gravação não presencial, de exploração de instrumentos acústicos sem a necessidade de interprete e de exibição simultânea em vários espaços, motivam a emergência de serviços comerciais que oferecem algumas destas valências. No campo da investigação científica, as vantagens da implementação de um sistema semelhante prendem-se com:

i) estudo das consequências, das potencialidades e das limitações destes sistemas para a expressão musical.
ii) exploração de soluções tecnológicas
iii) identificação de caminhos futuros, quer a nível técnico quer a nível artístico, na área da música em rede.

 

Objetivos do projeto: 

Resultados intercalares do projectos foram publicados nas actas do NIME1012 (International Conference on New Interfaces for Musical Expression) [1]

Está prevista a continuação do desenvolvimento do suporte tecnológico da plataforma para i) A recepção de composições MIDI via Web. ii) Agendamento da reprodução das peças musicais numa rede de instrumentos acústicos (ex. piano Disklavier e NotomotoN) iii) Gravação automatizada em estúdio. iv) Disponibilização das gravações em ficheiro áudio na plataforma web.

O projecto tem com objectivos o desenvolvimento de:

  1. Um protótipo funcional que integre os módulos desenvolvidos num processo completo e autónomo (recepção de MIDIs, gravação em estúdio e disponibilização web)
  2. Um estudo das consequências, das potencialidades e das limitações destes sistemas.
  3. Um artigo científico descrevendo o modelo, a arquitectura de software, e resultados.
Atividades e calendario: 

Projecto a desenvolver entre Fevereiro e Junho de 2013 com as seguintes actividades:

  1. Familiarização com sistemas de reprodução de composições em formato MIDI em instrumentos acústicos.
  2. Levantamento do estado da arte relativo a estes sistemas.
  3. Implementação ou reformulação de módulos do sistema (HTML, PHP, JavaScript, Max/MSP e/ou OpenFrameworks)
  4. Avaliação dos protótipos.
  5. Documentação de resultados.
Sumario: 

Gravação e performance musical, via Internet, numa rede de instrumentos acústicos distribuídos. Nos últimos anos, a investigação na área da música em rede (network music) tem estado debruçada sobre as questões que a distribuição espacial e a mediação por uma rede tecnológica levantam à performance musical em tempo real.