Restauro Virtual de Escultura do Sec. XVIII

PrintPrint
Português
Estado: 
Finalizado
Grupo de investigacao: 
Estudos de Conservação
Tipologia: 
Investigação e Desenvolvimento
Investigador principal: 
sem informação
Resumo: 

O desafio de reconstrução de uma escultura em madeira policromada, cuja opção dos restauradores foi a de intervenção de conservação, permitiu a abertura de uma área de trabalho artístico/cientifica no campo de restauro de objectos artísticos.

Este projecto desenvolveu-se numa sequência de etapas num contexto multidisciplinar. Foi desenvolvido processo de restauro cromático e restauro geométrico. O trabalho foi concluído com desenvolvimento de sistema de representação 3D interactiva com processo de realidade aumentada.

O trabalho parte da digitalização 3D da escultura por processo fotográfico não intrusivo. O registo fotográfico foi tratado para mapear a geometria digitalizada e serviu de base de restauro cromático virtual com software de tratamento de imagem. A reconstrução geométrica, foi desenvolvido com base em levantamento de obras de arte da época com o mesmo tipo de objecto simbólico.

Na superfície 3D referente à área destruída da escultura, foi ensaiado um conjunto de soluções em pleno respeito ao levantamento das obras previamente realizado. O processo de modelação realiza-se sobre o desenho projectado na superfície destruída até à conclusão da produção da mascara. Na conclusão do trabalho é implementado um processo de visualização 3D sobre vídeo em tempo real.

A mascara modelada é sob reposta na imagem da câmara do computador e posicionada de acordo com uma marca de referencia de localização e rotação. Com a calibração deste sistema possibilita-se a observação da escultura com a reconstrução em tempo real.

Atividades e calendario: 

Duração: 10 meses (terminado)

Resultados: 

2007 – “Prevention, Study, Planification and Development, a pratical case” Rebuilding artistic work” , Publicado na III conferencia do Grupo Español del IIC La conservación infalible: de la teoría a la realidad, Oviedo;

2009 - "Virtual restoration of a XVIII century sculpture", publicado no Journal of Science and Technology of the Arts - Revista de Ciência e Tecnologias das Artes.ISBN: 978-989-95776-0-2 | ISSN: 1646-9798. Portuguese Catholic University | Porto;

2009 - Apresentação publica em mostra nacional de tecnologia no pavilhão do CCRN, Portugal Tecnológico 2009, FIL, Parque das Nações, Lisboa

Sumario: 

O desafio de reconstrução de uma escultura em madeira policromada, cuja opção dos restauradores foi a de intervenção de conservação, permitiu a abertura de uma área de trabalho artístico/cientifica no campo de restauro de objectos artísticos.