Building Bridges into the Community

Finalizado
Arte Visual e Interactiva
sem informação

Estado: concluido (Agosto 2004 – Setembro 2006)
Financiamento: Socrates – Gruntvig 2 – “Parcerias de Aprendizagem”
Parceiros: Cumbria Institute of the Arts, UK (promotor); Idévärlden, Suécia; IMMA, DK

‘Building Bridges to the Community’ propõe-se criar e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional nas áreas dos média, do multimédia e do desenho gráfico, com uma dimensão europeia. A rede assumindo a necessidade de envolver, num modo activo, alunos adultos promoveu apoio efectivo ao processo. A especificidade da rede é ser constituída por instituições educacionais de pequena dimensão, em pequenos países. Outra característica da rede é ser constituída por instituições que exportam boa parte dos seus talentos para a sua região ou país – os alunos vão para fora da comunidade para realizarem grandes projectos. A rede quer contrariar esta tendência de mercado desenvolvendo projectos que os alunos capazes de aprender a partir das experiências dos outros através de um conjunto de seminários e workshops. Este programa formativo envolveu a interacção com a indústria e os empregadores, desenvolvendo forças culturais e educacionais no interior das instituições participantes.

O público-alvo constitui-se de jovens adolescentes que nos seus contextos de vida não tenham acesso facilitado às novas tecnologias, à realização de projectos criativos ambiciosos e onde o ensino superior esteja naturalmente ausente dos seus projectos de vida. Este programa tem por objectivo criar a oportunidade destes jovens adolescentes comunicarem a sua própria realidade de vida, aos outros e a si mesmas, apoiadas em condições de afirmação pessoal e apresentação pública sofisticadas. Para isso, concebemos este projecto apostando na expressão pessoal e de grupo, estruturada por uma metodologia pedagógica de trabalho por projecto, artístico e criativo, e apoiada na tecnologia audiovisual de que dispomos.

Resultados:

Como resultados podemos indicar os projectos realizados em cada um dos parceiros e os diários vídeo dos aprendentes, métodos para avaliação da aprendizagem de adultos. Foi realizada uma acção com a instituição ABC e a CASO – Católica Solidária (Abril 2005) consistindo na realização de um vídeo documentário por um grupo de crianças sobre o seu contexto específico de vida.

Maria Joana Cunha e Costa ( jccosta@porto.ucp.pt )

08/2004 to 09/2006