Música Mista e Sistemas de Relações Dinâmicas

Finalizado
Computação Musical e Sonora
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
José Luís Ferreira (100%)
Elementos da equipa (%afetação):
António de Sousa Dias (10%)

Por esta razão, pretendemos contribuir para o desenvolvimento de sistemas de relações dinâmicas que incluam o compositor, o algoritmo, a máquina e o performador com o fim de atingir uma interdependência, que resulte numa fusão dos dois planos mencionados. Tal tem origem na necessidade de reformulação das nossas estratégias de composição, que não só devem abranger o algoritmo e consequente código (a partitura) mas também incluir a dualidade da performance, ou seja, o processamento digital de sinal e o performador.

Assim, deseja-se alcançar uma complementaridade entre a escrita instrumental e a programação de dispositivos, através da aplicação das estratégias de composição na criação destes mesmos dispositivos, de modo a que estas não tenham que ser reiteradas aquando da performação e que permitam, não uma autonomia, mas uma interdependência próxima, por exemplo, à que se vive quando vários performadores fazem música de câmara.

Com este estudo, pretende-se também uma abordagem a conceitos, terminologias e estratégias de composição utilizadas por outros compositores. Daí, envidaremos numa reflexão com o fim de enquadrar o nosso trabalho e torná-lo um contributo nesta área.

Tese de Doutoramento

21 Junho 2013 - Conferência EMS13 - Sousa Dias, António de; Ferreira, José Luís (PhD. / PhD. Student, Portuguese Catholic University, Portugal), “Jean-Claude Risset’s "Inharmonique" (1977): recast and a real time version proposal”

30 Setembro 2013 - entrega de dissertação.

Música mista e sistemas de relações dinâmicas O presente estudo compreende a criação artística e a reflexão teórica em torno da denominada música mista, género musical afecto à Informática Musical. O grande desafio da música mista consiste, para nós, na articulação de estruturas musicais, evidenciadas pela partitura e pela performance, com o som electroacústico, seja este gerado ou transformado pelo computador em tempo-real ou tempo-diferido.
06/2013 to 09/2013