Projeto de Doutoramento: Captação e Análise de Ambiente Sonoro Urbano como Fonte de Material de Criação Musical

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Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Investigador principal: 
José Alberto Sousa Gomes
Elementos da equipa (%afetação): 
Orientador: Prof. Álvaro Barbosa | Coorientador: Prof. Rui Penha (FEUP)
Resumo: 

O trabalho de Doutoramento proposto, na área de Informática Musical, surge na vontade de encontrar mecanismos para recorrer a paisagens sonoras como material fonte para realizações artísticas significativas. Como tal a proposta surge, não só como uma continuação do trabalho já feito, mas também uma reinterpretação artística do material sonoro que nos rodeia e da forma como nos influencia. A partir de uma análise permanente de som ambiente de um grande espaço urbano, criar uma base de dados de acesso público, e a partir dessa informação sistematizá-la de forma a ser a base artística de diferentes obras musicais, tanto em tempo diferido como em tempo real.

Objetivos do projeto: 

Especificamente os objectivos a atingir são:

  1. Estudar diferentes metodologias para a análise de características do som em tempo real;
  2. Suscitar a produção de inovação do conhecimento no domínio da relação entre o soundscape e a criação musical e arte sonora;
  3. Desenvolver um modelo de análise de um ambiente sonoro urbano e recolha numa base de dados;
  4. Apresentar uma sistematização na forma de como utilizar a informação resultante dessa análise em obras artísticas:
    1. um software online de música generativa alimentado pelo ambiente sonoro,
    2. uma obra de música electroacústica com dados em diferido,
    3. uma obra de música improvisada utilizando esses dados em tempo real;
  5. Realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no ramo do conhecimento das Ciências e Tecnologias da Arte;
  6. Divulgar e publicar, através de monografias e de revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro, quer os trabalhos realizados ao longo do doutoramento, quer a dissertação final;
  7. Divulgar e publicar a obra artística e científica produzida em eventos nacionais e internacionais de carácter performativo e formativo (conferências, workshops, concertos, etc).
  8. Deixar um modelo que possa ser aplicado noutras cidades, ou noutros espaços, que possa ser expandido num projeto mais complexo e que possa ser aplicado e usado por outros artistas e áreas de interesse

 

Atividades e calendario: 

De 07/2012 a 01/2013 – 1ª fase – Estudo e Comparação:

1.Identificação do Estado da Arte de soundscape em ambientes urbanos e relacioná-la com urbanismo;
2.Estudo e comparação de métodos de captação e envio de audio em rede;
3.Estudo e comparação de sistemas de análise de audio em tempo real;
4.Estudo e comparação de sistemas de base de dados;
5.Validação dos objectivos iniciais do trabalho.

De 01/2013 a 06/2013 – Implementação:

1.Desenvolvimento prático do projeto;
2.Identificação dos problemas;
3.Construção do protótipo;
4.Criação do sistema de análise e implementação na base de dados;
5.Validação das soluções implementadas.

De 06/2013 a 01/2014 – Integração:

1.Continuação do desenvolvimento do projeto;
2.Integração dos modelos de análise;
3.Aplicação da primeira versão do protótipo funcional completo;
4.Teste do protótipo funcional;
5.Teste e avaliação do sistema de análise e implementação na base de dados.

De 01/2014 a 03/2014 – 2ª fase - Aplicação na criação musical:

1.Estudo e comparação de métodos de composição algorítmica;
2.Estudo e comparação de métodos de utilização de informação em tempo real em música improvisada;
3.Validação dos métodos escolhidos do trabalho.

De 03/2014 a 10/2014 – Execução das obras musicais:

1.Escrita da obra electroacústica e a sua execução em público;
2.Criação da aplicação de música generativa;
3.Apresentação pública de concerto de música improvisada utilizando os elementos de análise em tempo real;
4.Etapa de avaliação:

da aplicação de música generativa através do um inquérito a utilizadores online;
das obras musicais através de um painel da especialistas da área.

5.Tornar a base de dados pública.

De 10/2014 a 06/2015 – Dissertação:

1.Escrita da Tese de Doutoramento. 06/2015 – Entrega da Tese de Doutoramento.

Devido ao processo de desenvolvimento que é obtido na submissão de artigos através do natural feedback, é pretendido apresentar e publicar também os resultados atingidos ao longo dos três anos desta investigação em conferências e revistas, como as seguintes:

Publicações:
06-04-2013
Submetido o artigo Urb: urban sound analysis and storage project à SMC 2013. ( à espera de apreciação )

Produção Artística relacionada com a investigação:
28-09-2012 a 6-10-2012
Snapshot - Som urbano sob fundo branco I
Instalação promovida pela Sonoscopia Associação Cultiral para o Manobras no Porto_Casa do Infante, Porto

1-10-2102
Concerto X
Obra Colabortiva para Orquestra a 1, Improvisadores e electrónica
_Centro Cultural Vila Flôr, Guimarães

19-10-2012
Sons do Porto
com/ Gustaco Costa
_Future Places, Matéria Prima, Porto

17-12-2012
L'Arbre des Songes
SUONI INAUDITI - L'Auditorium Che Canta
IV Rassegna Internazionale di Musica Contemporanea
Auditorium Cesare Chiti, Livorno

 

Sumario: 

Projeto de Doutoramento - Captação e Análise de Ambiente Sonoro Urbano como fonte de Material de Criação Musical O trabalho de Doutoramento proposto, na área de Informática Musical, surge na vontade de encontrar mecanismos para recorrer a paisagens sonoras como material fonte para realizações artísticas significativas.

07/2012 to 06/2015