Performance Instrumental de Elementos Musicais e Sonoros Discretos e Não-discretos Através de uma Superfície Táctil e Visualmente Configurável

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Investigador principal: 
Paulo Belchior dos Santos Dias
Elementos da equipa (%afetação): 
Luís Gustavo Pereira Marques Martins
Resumo: 

O trabalho proposto pretende juntar elementos clássicos da performance instrumental com um paradigma flexível de representação discreta e não-discreta dos elementos sonoros e musicais. Aproveitando a representação gráfica do interface instrumental mais disseminado, o teclado, as teclas móveis são substituídas por uma superfície contínua táctil e transparente, sobreposta a um ecrã. A superfície táctil assegura uma interacção de pressão variável que confere capacidade de execução instrumental a nível da altura, intensidade, timbre e articulação. O ecrã assegura a visualização da parametrização da superfície táctil e guia a acção performativa desses elementos.

A parametrização flexível, representada visualmente no ecrã é totalmente configurável, permitindo a execução de elementos sonoros e musicais complexos através de uma técnica performativa convencional e estandardizada.

A comunhão destas características gera uma nova realidade: uma superfície plana táctil com capacidade de continnum sonoro, configurável para a execução instrumental e intuitiva de parâmetros sonoros e musicais discretos e não-discretos.

Objetivos do projeto: 

Projecto de Doutoramento e construção de artefacto instrumental.

Atividades e calendario: 

NIME 2014, Georgia Tech’s Guthman Musical Instrument Competition 2014 e finalização do Projecto de Doutoramento em Setembro de 2014.

Sumario: 

Performance Instrumental de Elementos Musicais e Sonoros Discretos e Não-discretos através de uma Superfície Táctil e Visualmente Configurável

09/2013 to 09/2014