Sonificação num Contexto Artístico: Criação de uma Ferramenta para Composição com Dados Extra-musicais, mais Especificamente com a Utilização de Dados da Bolsa de Valores

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Computação Musical e Sonora
Tipologia: 
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Investigador principal: 
Samuel Van Ransbeeck (100%)
Elementos da equipa (%afetação): 
António de Sousa Dias (orientador)
Resumo: 

A pesquisa, centrada na composição musical através de dados complexos encontra-se integrada na área da música assistida por computador. Este tipo de composição caracteriza-se sobretudo por utilizar como fonte musical dados extra-musicais extraídos a partir de diversas origens. Por exemplo, dados obtidos a partir das bolsas de valores, da meteorologia, da sismicidade, etc.

O projecto consiste no desenvolvimento de uma aplicação de programação direccionada exclusivamente para compositores, cujos interesses passam por utilizar os dados complexos (como fontes musicais), nas suas próprias composições.

O desenvolvimento do projecto será acompanhado por um estudo aprofundado sobre as questões de aplicação ou mapping (a "tradução" dos dados em elementos musicais) e por experiências em forma de composições realizadas pelo próprio investigador/compositor ou por um grupo de compositores.

Atividades e calendario: 
  • Março 2011: apresentação no simpósio “The Sound of Data/The sound of a Crisis” (palestra e concerto)
  • Julho de 2012 foi apresentado um poster nas actas da conferência The Global Composition, em Dieburg, Alemanha. O poster tratava um estado da arte de sonificação num contexto artístico.
  • Outubro 2012- Janeiro 2013: período no estrangeiro em Graz, Áustria, no Institut fur Elektronische Musik (IEM). A razão de ir para Graz foi porque o IEM foca parte da sua investigação em sonificação e composição algorítmica - dois elementos centrais no projecto de doutoramento. Foi aproveitado os contactos com Drª Kathi Vogt, responsável pelo projecto SYSSON, um projecto para sonificação sistematizada de dados climatológicos.
  • Março 2013: apresentação no festival Code Control, em Leicester, no Reino Unido
  • Março-Agosto 2013: capítulo no livro com título subversive data use (working title). Publicação por editora Springer. Actualmente estou a escrever o capítulo. Obviamente integrare na minha Tese.
Sumario: 

Sonificação num contexto artístico: Criação de uma ferramenta para composição com dados extra-musicais, mais especificamente com a utilização de dados da Bolsa de Valores
03/2011 to 08/2013