Redes Sociais Sonoras (RSS)

Arte Visual e Interactiva
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
João Miguel Cordeiro – 100% (doutorando)
Elementos da equipa (%afetação):
Orientador: Prof. Álvaro Barbosa (10%), Coorientador: Prof. Luís Gustavo Martins (5%)

O som desempenha um papel fundamental no modo como os indivíduos interagem entre si e com o ambiente. Contudo, esta interação nem sempre é totalmente consciente e tende a focalizar-se na comunicação através de códigos mais ou menos definidos, como a linguagem verbal oral, a música ou alarmes. O projeto RSS aborda o som na perspectiva das Soundscapes - um termo cunhado por Murray Schafer utilizado para descrever a interpretação que os seres humanos fazem do ambiente sonoro (environmental sound) de um determinado espaço/tempo.

O objectivo da investigação é perceber qual a importância que este som desempenha no quotidiano dos indivíduos e explorar a pertinência das sua utilização no contexto das redes sociais tecnologicamente mediadas (social media). Para atingir este objectivo, e baseando-nos no pressuposto que a soundscape transporta consigo informação relevante sobre o contexto de vida de cada individuo, foi criada uma aplicação móvel com tipologia de social media como ferramenta metodológica para recolha de dados e aferição da hipótese aventada.

2009/2 - Início do projeto (definição do problema, revisão da literatura)
2009/7 - Participação na Summer School in Sound and Music Computing & SID Training School on Interactions with Environmental Sounds, Casa da Música, Porto.
2009/10 - Participação no workshop em Interface Design for Mobile Devices, Festival Future Places - FBAUP, Porto. Conceptualização do projecto/prova-de-conceito Hurly-Burly
2010/3 - Participação no curso de Programação para iPhone, Associação CADA, Lisboa.
2010/6 - Publicação de artigo científico na 16th International Conference on Auditory Display, Washington - “HURLY-BURLY: AN EXPERIMENTAL FRAMEWORK FOR SOUND BASED SOCIAL NETWORKING.”
2010/10 - Apresentação do projecto de investigação nas 1as Jornadas de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, Área de Especialização em Informática Musical. Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa, Porto.
2011/2 - Estágio no CCRMA, Universidade de Stanford, Califórnia.Desenvolvimento do primeiro modelo de classificação de áudio em dispositivo móvel.
2011/12 - Publicação de artigo científico e demo na 4ª Conferencia em Arte e Ciência dos Videojogos, Universidade do Porto. “Murky Shooting: Em busca da primazia sonora nos videojogos.”
2012/9 ~2012/11 – Estágio no C4DM, Queen Mary University, London.
2012/9 – 2013/9 – Escrita da tese
2014/2 – Defesa da tese

Redes Sociais Sonoras (RSS) RSS é um projeto de investigação de carácter multidisciplinar com enfoque na área da Informática Musical e Sonora (Sound and Music Computing) que visa aferir a importância do som no estabelecimento de redes sociais. Está ser realizado no contexto do projeto de doutoramento de João Miguel Cordeiro.
02/2009 to 02/2014