Videojogos Indie como Obra de Autor: Inovação, Criatividade e Experimentação Artística

PrintPrint
Português
Estado: 
Em curso
Grupo de investigacao: 
Arte Visual e Interactiva
Tipologia: 
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Investigador principal: 
João Domingos Pinho Alves de Sousa
Resumo: 

O nosso projecto de investigação visa o estudo dos Videojogos Independentes. Procuramos o que os define conceptualmente, com vista a apontar caminhos relativamente ao seu futuro. O enfoque deste projecto de investigação terá como análise os pressupostos de inovação, criatividade e experimentação artística que consideramos serem marcas fundamentais deste género de Videojogos e que, de igual forma poderão ser definidores dos mesmos como obra autoral.

Objetivos do projeto: 

Estudar o estado actual do desenvolvimento independente de videojogos que se encontra a passar por rápidas alterações e marcando a sua importância na indústria. Encontrar características comuns e diferenciadoras neste tipo de produção. Elevar a criação de videojogos a uma actividade de expressão autoral.

Atividades e calendario: 

Setembro 2011 – Setembro 2014

Sumario: 

Videojogos Indie como Obra de Autor: Inovação, criatividade e experimentação artística O nosso projecto de investigação visa o estudo dos Videojogos Independentes. Procuramos o que os define conceptualmente, com vista a apontar caminhos relativamente ao seu futuro. O enfoque deste projecto de investigação terá como análise os pressupostos de inovação, criatividade e experimentação artística que consideramos serem marcas fundamentais deste género de Videojogos e que, de igual forma poderão ser definidores dos mesmos como obra autoral.
09/2011 to 09/2014