Public Display Application Life Cycle

Arte Visual e Interactiva
Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento
Jorge S. Cardoso
Elementos da equipa (%afetação):
Alice Perpétua (100%)

Actualmente, os ecrãs públicos digitais que encontramos em vários locais como shoppings, cafés, universidades, hospitais, salas de espera, e mesmo nas ruas, passam usualmente uma sequência pré-definida de conteúdos (na sua grande maioria, conteúdos não-interactivos). Nos últimos anos tem existido um crescente esforço de investigação no sentido de tornar estes ecrãs mais dinâmicos e interactivos, aumentando a sua atractividade e consequente valor. O resultado deste esforço têm sido vários tipos de conteúdos e sistemas interactivos para ecrãs públicos e, mais recentemente, aplicações para ecrãs públicos.
No entanto, não existe ainda um conceito de aplicação interactiva para ecrãs públicos bem definido e que encorpore todas as especificidades deste meio. Em concreto, existem ainda muitas questões em aberto relativas ao ciclo de vida de uma aplicação para ecrãs públicos.

Neste trabalho pretende-se explorar esta área, analisando plataformas de aplicações existentes (moveis, web) e estudando a possibilidades de adaptar os conceitos dessas plataformas aos ecrãs públicos. O estudo devera levar em consideração os vários stakeholders: os donos dos ecrãs, que querem manter algum controlo sobre o seu ecrã; os desenvolvedores de aplicações para ecrãs; e os utilizadores finais.
Pretende-se que o resultado deste estudo seja a implementação de uma, ou mais, provas de conceito que demonstrem a viabilidade das soluções.
A implementação deverá ter por base um controlador de aplicações para ecrãs públicos já existente e implementado como uma extensão para o Google Chrome.

1. Definição de um modelo (ou mais) modelos execução de aplicações para ecrãs públicos, que especifique os vários estados do(s) ciclo de vida da aplicação.
  2. Implementação do modelo na forma de uma extensão para Google Chrome que permita escalonar aplicações para ecrãs públicos, definindo uma API JavaScript com os eventos associados aos vários estados do ciclo de vida.
  3. Implementação de algumas aplicações protótipo que demonstrem a viabilidade dos modelos propostos.
  4. Um artigo científico descrevendo o modelo, a arquitectura de software, e resultados.

Setembro 2013 - Janeiro 2014

Resultados:

Tese de mestrado: Alice Perpétua (2014) A Runtime Lifecycle for Interactive Public Display Applications. Master thesis, FEUP - University of Porto.

Artigo em conferência: Alice Perpétua, Jorge C. S. Cardoso, Carlos C. Oliveira (2014) A Runtime Lifecycle for Interactive Public Display Applications. In Proceedings of The Ninth International Conference on Internet and Web Applications and Services - ICIW 2014.

Software: Escalonador de conteúdos para ecrãs públicos: https://code.google.com/p/public-display-scheduler/

Vídeo:

09/2013 to 01/2014