Mariana Caló e Francisco Queimadela | Sombra Luminosa

11.10.2018 19:30 — 14.12.2018 18:00

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11.10.2018 19:30 14.12.2018 18:00 Mariana Caló e Francisco Queimadela | Sombra Luminosa Link: http://citar.artes.porto.ucp.pt/pt/node/

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Universidade Católica Portuguesa - Porto

Sombra Luminosa
Uma exposição de Mariana Caló e Francisco Queimadela
11.10-14.12
Sala de Exposições da Escola das Artes
Curadoria de Nuno Faria

 

Sombra Luminosa é um ensaio visual e sonoro concebido a partir das colecções, exposições, programas públicos e edições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), que teve origem numa residência que Mariana Caló e Francisco Queimadela foram convidados a fazer pelo director artístico do Centro, Nuno Faria. Os autores guiam-nos, com graça e gravidade, através do labirinto da História, pela voz de José Gil, perscrutando, pela montagem, os misteriosos caminhos e inflexões da nave-museu em que se institui o Centro.

 

 

Após a cartografia das circunvoluções cerebrais em “A Trama e o Círculo”, Caló e Queimadela percorrem em “Sombra Luminosa” os caminhos do pensamento artístico. O filme começa por juntar um objecto à sua fotografia. Daí em diante perdemo-nos num labirinto de representações que opera o sentido da revelação (do obscuro). 

Uma re-significação mística do espaço museológico onde ímpares conexões se agregam pelo discurso de José Gil. A arte como império do devir.

Ricardo Vieira Lisboa, Catálogo IndieLisboa 2018

 

 

Mariana Caló / Francisco Queimadela

Mariana Caló (Viana do Castelo, 1984) e Francisco Queimadela (Coimbra, 1985) licenciaram-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, colaboram enquanto dupla desde 2010. A sua práctica é desenvolvida através de um uso priveligiado da imagem em movimento, intersectando ambientes instalativos e site-specific, mas também o desenho, a pintura, a fotografia e a escultura.

Paralelamente ao seu trabalho artístico desenvolveram também outras actividades colaborativas nomeadamente enquanto membros do colectivo PISO e no espaço cultural Altes Finanzamt (Berlim).

Recém vencedores da 1ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, atribuído pela C.M Porto em 2018, destacam-se além da participação nesta exposição, as seguintes exposições: “Livro da Sede”, 2016, com curadoria de Ricardo Nicolau no âmbito dos Projectos Comtemporâneos da Fundação de Serralves. -“Inquéritos (à fotografia e ao território) - Paisagem e Povoamento”, curado por Nuno Faria - CIAJG, Guimarães (Outubro, 2015) -“A Composição do Ar”, curado por Nuno Faria - CIAJG, Guimarães (Março e Junho, 2014)”,Drifts and Dervations” - O’Artoteca, Milão (Junho, 2013), “Chart for the Coming Times” - Villa Romana, Florença (Maio, 2013), ”Chart for the Coming Times” - Rowing Projects, Londres (Junho, 2012), “Gradations of Time over a Plane” - Gasworks, Londres, UK (Abril, 2012), “Gradations of Time over a Plane”II - General Public, Berlim (Julho, 2011). 

 

https://marianacalo-franciscoqueimadela.com

 

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Parceria: CIAJG / A Oficina, CIPRL
http://www.ciajg.pt
http://www.aoficina.pt

Aula Aberta com Thomas Elsaesser

24.10.2018 18:00 — 24.10.2018 19:00

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A Escola das Artes irá receber um dos mais eminentes investigadores dos estudos de cinema, Thomas Elsaesser, que irá apresentar, para além de um filme da sua autoria, uma Aula Aberta sobre o futuro do cinema e as novas formas de exibição.

Auditório Ilídio Pinho
Quarta, 24 de outubro, 18h | Entrada Livre
 
Aula Aberta | com Thomas Elsaesser 
Cinema After Film, or The Future of Obsolescence
 
Nesta Aula Aberta Thomas Elsaesser examinará o papel cada vez mais estratégico desempenhado pelos espaços de arte na preservação e na promoção de uma certa ideia de “cinema”. Os museus e as galerias de arte têm que reivindicar ser os guardiões do cinema como memória cultural e os patronos de “instalações com imagens em movimento”, relativamente à acessibilidade imediata e uma disponibilidade cada vez mais onipresente da herança fílmica. As novas alianças entre cineastas, curadores e grandes instituições favoreceram as perspectivas arqueológico-mediáticas sobre o “cinema após o filme”, que dão à obsolescência o seu status especial, como um gesto de recuperação e resistência. A aula será ilustrada com exemplos retirados do campo emergente dos artistas que produzem cinema.
 
 
Nota biográfica
Thomas Elsaesser é professor emérito no departamento de Media e Cultura da Universidade de Amesterdão. Entre 2006 e 2012, foi professor convidado em Yale e é, desde 2013, professor convidado na Universidade de Columbia. Entre os seus livros mais recentes contam-se “German Cinema – Terror and Trauma: Cultural Memory Since 1945” (New York: Routledge, 2013), “Film Theory – An Introduction through the Senses” (com Malte Hagener, 2ª edição revista, New York: Routledge, 2015), e “Film History as Media Archaeology” (Amsterdam University Press, 2016). Está atualmente a finalizar um livro intitulado “European Cinema and Continental Thought” (London: Bloomsbury, 2018).
 

Screening "The Sun Island", de Thomas Elsaesser

23.10.2018 18:00 — 23.10.2018 19:00

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Screening 

The Sun Island
Thomas Elsaesser
Doc, 89’, Alemanha, 2017

Auditório Ilídio Pinho
Terça, 23 de outubro, 18h | Entrada Livre

 

Sinopse
The Sun Island documenta a vida e a carreira profissional de Martin Elsaesser (1884-1957), arquiteto e urbanista em Frankfurt (Alemanha) de 1925 a 1932. A polémica aquisição do Frankfurt Central Marketpelo Banco Central Europeu é um pretexto maior para tecer a história turbulenta do prédio na biografia de Martin Elsaesser, a ligação da sua esposa Liesel com o notável arquiteto paisagista Leberecht Migge (1881-1935) e a própria história de família do realizador. Os filmes baseiam-se numa coleção exclusiva de home movies, fotografias e cartas, bem como entrevistas contemporâneas para documentar e dramatizar um episódio de mudança de vida nas histórias familiares de dois arquitetos pioneiros alemães esquecidos: um designer de igrejas e mercados, o outro inventor da jardinagem urbana e cidades sustentáveis durante os anos cruciais entre a República de Weimar e a Segunda Guerra Mundial.

 

Nota biográfica
Thomas Elsaesser é professor emérito no departamento de Media e Cultura da Universidade de Amesterdão. Entre 2006 e 2012, foi professor convidado em Yale e é, desde 2013, professor convidado na Universidade de Columbia. Entre os seus livros mais recentes contam-se “German Cinema – Terror and Trauma: Cultural Memory Since 1945” (New York: Routledge, 2013), “Film Theory – An Introduction through the Senses” (com Malte Hagener, 2ª edição revista, New York: Routledge, 2015), e “Film History as Media Archaeology” (Amsterdam University Press, 2016). Está atualmente a finalizar um livro intitulado “European Cinema and Continental Thought” (London: Bloomsbury, 2018).

Aula Aberta com Rainer Bellenbaum e Sabeth Buchmann | 12 de outubro

12.10.2018 18:00 — 12.10.2018 18:00

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Os investigadores Rainer Bellenbaum e Sabeth Buchmann estarão na Escola das Artes para conduzir um workshop - "Entre o Acting e a Performance. Modos de Ensaio nos de Filmes de Pedro Costa e outros" - com os alunos do Mestrado de Som e Imagem (especialização Cinema) e Pós-Graduação em Arte Cinemática. Rainer Bellenbaum é teórico, cineasta e professor na University for Applied Arts, Viena; Sabeth Buchmann é membro do Advisory Board da Escola das Artes e professora Academia de Belas Artes de Viena

Para além deste workshop, apresentarão uma aula aberta:

12 de outubro | 18h00 | Auditório Ilídio Pinho | Entrada Livre
Aula Aberta
Modes of Rehearsal in Film - Action or Performance?
The mode of rehearsal informs the dramaturgy of modern cinema. Looking at fiction as well as documentary we will discuss different kinds of relations between expressive action and nondramatic performance.

 
 
Notas biográficas:
Rainer Bellenbaum (Berlim), é investigador dos média, professor, cineasta, escritor. Nascido em Mülheim a.d. Ruhr, Alemanha. Desde 1988, radicado em Berlim. Docente da University for Applied Arts, Viena et al. Entre as publicações mais recentes contam-se: “Kinematografisches Handeln. Von den Filmavantgarden zum Ausstellungsfilm” (2013); “The Rehearsal in Film: From the Focus on Results to a Space of Experience”, in Sabeth Buchmann u.a. (eds.), “Putting Rehearsals to the Test” (2016). Críticas e entrevistas foram publicadas mais recentemente por Texte zur Kunst, Berlim (setembro de 2018), Eikon, Viena (setembro de 2018). Os seus documentários e filmes experimentais são editados por arsenal distribution, em Berlim; Festival Internacional de Curtas-Metragens, Oberhausen et al. De 1993 a 1999, fez reportagens de TV para a ZDF e a Deutsche Welle.
 
Sabeth Buchmann (Berlim / Viena), é historiadora e crítica de arte, e professora de História da Arte Moderna e Pós-moderna na Academia de Belas Artes de Viena. É coeditora da PoLyPen, uma série sobre crítica de arte e teoria política (b_books, Berlim). Publicações (seleção): Coeditora de Putting Rehearsals to the Test. Practices of Rehearsal in Fine Arts, Film. Theater, Theory, and Politics (2016, com Ilse Lafer e Constanze Ruhm); Hélio Oiticica, Neville D'Almeida and others: Block-Experiments in Cosmococa. (London 2013, coautor: Max Jorge Hinderer Cruz), Coeditora de Film Avantgarde Biopolitik (Viena 2009, com Helmut Draxler e Stephan Geene), Denken gegen das Denken. Produktion – Technologie – Subjektivität bei Sol LeWitt, Yvonne Rainer und Hélio Oiticica (Berlim 2007); coeditora Art After Conceptual Art (Cambridge / Mass. 2006, com Alexander Alberrro).

 

Exposição Catálogos e outros materiais gráficos do mobiliário europeu | 13-21 setembro

13.09.2018 19:00 — 21.09.2018 17:00

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13.09.2018 19:00 21.09.2018 17:00 Exposição Catálogos e outros materiais gráficos do mobiliário europeu | 13-21 setembro Link: http://citar.artes.porto.ucp.pt/pt/node/

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No âmbito do II Congresso Ibero-americano de História do Mobiliário, a Escola das Artes apresenta a Exposição Catálogos e outros materiais gráficos do mobiliário europeu.

Inauguração: 13 setembro | 19h
Átrio do Edifício de Conservação e Restauro
Até 21 de setembro
 
 
Os catálogos, facturas, fotografias e outros materiais gráficos constituem uma fonte muito importante para o estudo e identificação das peças de Artes Decorativas no Mundo Ocidental, entre ca. 1850-1950. A expansão do comércio, com todas as suas práticas e documentos específicos, conduziu à multiplicação de todos esses meios de divulgação de novas fábricas, lojas, modelos estéticos e tipológicos, entre outras soluções, pelo que o seu conhecimento constitui uma das principais matrizes das investigações nestes domínios.
 
Catálogos
No universo do mobiliário, os catálogos publicados pelas fábricas e casas comerciais um pouco por toda a Europa., mas com especial incidência em França e Inglaterra, revelam um vasto número de tipologias de peças e de soluções estéticas. Neste período alargado de ca. 1850-1950, encontram-se os mais diversos revivalismos e historicismos, bem como as correntes Arte Nova, Art Déco e soluções mais contemporâneas adoptadas com a 2.ª Guerra Mundial.
 
Facturas
As facturas das fábricas e casas comerciais dedicadas à venda de mobiliário (ou de materiais com ele relacionados) aportam numerosos elementos para o seu conhecimento, designadamente dos seus agentes e das tipologias de peças a cuja realização ou comércio se dedicavam. Em certos exemplares, acresce o interesse gráfico, com a publicação de desenhos ou fotografias de peças de mobiliário, que os valorizavam enquanto espécies documentais.
 
Fotografias
As fotografias de peças de mobiliário, que incorporavam o acervo de muitas fábricas e oficinas, constituíam formas de circulação de modelos e de comunicação com os clientes, já que permitiam visualizar as soluções finais dos exemplares a encomendar. Para os investigadores, e sendo quase sempre a preto e branco, revestem-se de particular interesse visual, por permitirem, em geral com qualidade, a identificação precisa da tipologia, acabamentos e até, em certos casos, dos próprios materiais constituintes dos objectos.
 
 
Ficha técnica
 
ORGANIZAÇÃO
Doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)
CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (EA-UCP)
 
COMISSÁRIO
Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
 
PROGRAMAÇÃO
Carla Felizardo
 
COORDENAÇÃO
João Covita
 
PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
Margarida Dinis
 
APOIO TÉCNICO
Hugo Sá
Pedro Oliveira
 
INFOGRAFIA
Católica Porto | Comunicação e Relações Públicas

 

Aula Aberta com Teatro Praga: 26 de setembro

26.09.2018 14:00 — 26.09.2018 17:00

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26.09.2018 14:00 26.09.2018 17:00 Aula Aberta com Teatro Praga: 26 de setembro Link: http://citar.artes.porto.ucp.pt/pt/node/

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© Estelle Valente 
                                                                                                                                       
 
AULA ABERTA > c/ Teatro Praga
Processos e práticas criativas 
 
Orientação: José Maria Vieira Mendes (escritor e dramaturgo)
 
Escola das Artes - Auditório Ilídio Pinho
26 de setembro
14-18h
 
> entrada livre
 
O Teatro Praga, coletivo fundado em 1995, está sediado na Rua das Gaivotas em Lisboa. Cada espetáculo costuma responder à pergunta sobre quem é com uma reformulação da pergunta. Ainda assim, o Teatro Praga regozija-se com a ordem estabelecida e olha para as variações imprevisíveis a que se sujeita como um modo de alargar o conceito de previsibilidade.
 
Colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países. A propósito da apresentação de JÂNGAL no Teatro Rivoli, nesta aula aberta José Maria Vieira Mendes partilhará alguns dos processos e práticas criativas da companhia. 
 
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