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Constituindo o Património Industrial um domínio amplo e em crescimento em Portugal, o congresso, subordinado ao tema “Património, Museus e Turismo Industrial: uma oportunidade para o século XXI”, procurou contribuir para a sua consolidação, fomentando a partilha de experiências entre os investigadores, por forma a avaliar o estado da arte no tocante à aplicação prática dos conceitos e princípios metodológicos da disciplina e das que lhe são afins. Foram apresentados trabalhos práticos e reflexões metodológicas nas áreas do Património, Arqueologia, Museologia e Turismo Industrial, entendidas na sua pluralidade de situações e domínios.

Este segundo congresso constituiu uma homenagem à relevância, prestígio e dinamismo económico, social e cultural que o Porto experimentou durante parte dos séculos XIX e XX.  Novas instituições de diversa índole foram criadas, as relações comerciais e financeiras intensificaram‑se, a edificação doméstica progrediu como nunca até então e uma nova vaga de cosmopolitismo invadiu a urbe portuense.  Surgem personalidades de biografias singulares, muitas ligadas às novas instituições de ensino superior da cidade, ou às ordens terceiras e outras irmandades, desenvolve‑se o retrato como meio de afirmação burguesa, os interiores domésticos surgem revalorizados. Neste cenário aumenta o número de viagens aos grandes núcleos civilizacionais europeus, trazem‑se novidades observadas, algumas delas perdurando ainda hoje em acervos públicos e particulares.

Conjunto de estudos, integrantes dos projectos de doutoramento em diversas áreas das Artes Decorativas, que vão da prata à ourivesaria do ouro, do mobiliário aos estuques, da talha aos ambientes decorativos, essencialmente desde o século XVII até ao século XX.

Esta colecção resulta do projecto de investigação "Artes Decorativas nos Açores", levado a cabo sob a égide do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e que se iniciou em 2012.

Esta colecção resulta do projecto de investigação "Artes Decorativas nos Açores", levado a cabo sob a égide do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e que se iniciou em 2012.

Esta colecção resulta do projecto de investigação "Artes Decorativas nos Açores", levado a cabo sob a égide do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e que se iniciou em 2012.

Esta colecção resulta do projecto de investigação "Artes Decorativas nos Açores", levado a cabo sob a égide do CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e que se iniciou em 2012.

Con este libro sale a la luz la cuarta de las obras colectivas en las que se abordan estudios interdisciplinares e insterinstitucionales sobre los metales y piedras preciosas en el mundo iberoamericano. Fueron los anteriores La plata en Iberoamérica. Siglos XVI-XIX (México DF y León-España, 2008); Ophir en las Indias (León, 2010); y El Sueño de El Dorado (León y México, 2012). En este volumen se presentan una serie de trabajos agrupados en varias partes: minería, orfebrería novohispana; otros centros orfebres hispanoamericanos y orfebreia hispano-portuguesa, en los que colaboran autores de diferentes instituciones de Portugal, España y América. Desde aquí nuestro agradecimiento a todos ellos, que de forma altruista han colaborado en nuestro trabajo, y a todos que aquellos que de alguna manera han fomentado nuestras investigaciones.

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