Colecção de Jóias do Museu dos Biscainhos

Título: Colecção de Jóias do Museu dos Biscainhos
Autor: Gonçalo de Vasconcelos e Sousa
Editor: UCE/CIONP/CITAR
ISBN: 978-989-8366-12-2
Ano de Edição: 2011
N.º de páginas: 124
Preço: -
Encadernação: Capa dura

Pretendeu-se publicar, em livro, a colecção de joalharia do Museu dos Biscainhos, em Braga. Alguns museus do Norte de Portugal possuem interessantes colecções de ourivesaria, formadas a partir de acervos conventuais, doações de particulares ou aquisições estatais, e quase todos ainda deficientemente estudados e divulgados.

No caso do conjunto de peças de joalharia do Museu dos Biscainhos, este resultou maioritariamente de uma doação de uma senhora de Braga, sendo constituído essencialmente por objectos de família, para além de jóias que ia adquirindo.

No total, foram estudadas mais de cem peças dos séculos XVIII, XIX e XX, a que se acrescentou alguma iconografia de contextualização. Neste catálogo, procedeu-se ao estudo das jóias deste acervo no cômputo da História da Joalharia Portuguesa, permitindo compreender o papel dos distintos tipos de jóias nos usos e costumes relacionados com os hábitos de trajar e ornar com peças preciosas de ornamento, ao longo dos séculos XVIII, XIX e inícios do século XX.