Professor da Escola das Artes da Universidade Católica ministra curso sobre Artes Decorativas

Numa iniciativa conjunta do mestrado em Património, Museologia e Desenvolvimento da Pró-reitoria para a Formação ao Longo da Vida da Universidade dos Açores, encerra hoje um curso sobre as Artes Decorativas em Portugal e no Brasil, ministrado pelo Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Portugal e o Brasil oferecem uma riqueza inestimável de exemplos dentro deste universo, que vai desde do mobiliário à ourivesaria, da talha à azulejaria, dos vidros aos têxteis, das cerâmicas aos metais não preciosos. Nesta perspectiva, a composição de ambientes decorativos constitui um campo amplo de exploração, nele interagindo encomendantes e artífices, sob o signo do gosto, que foi evoluindo ao longo dos séculos, nomeadamente das centúrias de Setecentos e Oitocentos, as principais balizas cronológicas que teremos em consideração.

O principal objectivo deste curso, organizado em cinco sessões, é provocar a reflexão em torno dos desafios que estas temáticas oferecem, permitindo um amplo campo de discussão teórico e prático. Neste enquadramento, serão tidas em conta noções de apuramento terminológico, de comportamentos e sociabilidades, que constituem o pano de fundo justificador das atitudes do consumo de bens artísticos e utensílios.

Desta forma, a História e a História da Arte interagem com a Antropologia, a Estética e a Psicologia Social, tendo por pano de fundo os objectos que marcavam os distintos grupos sociais, em realidades económicas e geográficas diferenciadas, como são as de Portugal e do Brasil. Foram dados a conhecer aos intervenientes vários tópicos relativos às Artes Decorativas em Portugal e no Brasil.

Fonte: Terra Nostra - terranostra@publicar.pt , 28 Jan. 2012
Crédito fotográfico: José António Rodrigues