Investigadora do CITAR premiada com a "Susan Beech Mid-Carreer Artist Grant"

 

A bolsa "Susan Beech Mid-Carreer Artist Grant", promovida pelo Art Jewelry Forum, foi atribuída, entre 98 candidatos de 25 países, a Cristina Filipe, investigadora do CITAR, para a publicação de um livro, em português e inglês, sobre a história da joalharia contemporânea em Portugal. A bolsa tem o valor de 20.000 dólares e será atribuída ao longo de dois anos, durante os quais o projecto será realizado.
 
O júri é composto por distintos profissionais: a colecionadora Susan Beech (USA); a artista e professora académica Iris Eichenberg (DE/USA); Sara e Bill Morgan e Cindi Strauss, curadores de Artes Decorativas de Craft and Design no Museum of Fine Arts, em Houston.
 
O objectivo desta bolsa Internacional  é reconhecer um artista entre os 35 e os 55 anos que tenha vindo a dar um contributo substancial para o campo da joalharia contemporânea, de modo a facilitar o apoio necessário para a realização de um projecto.
 
Durante esse período, Cristina Filipe tenciona simultaneamente organizar uma exposição com algumas das peças mais marcantes que documentem  esta investigação sobre a história da joalharia contemporânea em Portugal. A exposição deverá coincidir com o lançamento do livro e, preferencialmente, inaugurar primeiro em Portugal para, posteriormente, iniciar uma itinerância internacional.
 
Cristina Filipe é artista, curadora, professora e investigadora do CITAR/EA-UCP. Estudou em Portugal, Holanda e Inglaterra, tendo ensinado e exposto internacionalmente. Este livro preencherá certamente uma lacuna na história joalharia contemporânea internacional. 
 
Leia mais sobre este prémio aqui