Docente da Universidade da Califórnia, Berkeley, dinamiza workshop de inglês académico

“We Tamed the Shrew!”

Começámos 2017 com um workshop de inglês académico. Nos dias 9 e 10 de Janeiro, recebemos a Professora Deolinda Adão da Universidade da California, Berkeley, para dinamizar o curso:

"The Taming of the Shrew - Academic and Professional English for Portuguese Speakers"

Tal como sugerido pelo título, foram cobertos vários tópicos relacionados com as dificuldades específicas que os falantes de português sentem ao expressarem-se em inglês. As nossas expectativas eram altas, quer pelo curriculum da formadora, quer pelo interesse dos investigadores. A Prof. Deolinda Adão tem uma vasta experiência neste assunto, sendo ela própria uma cientista portuguesa, especializada em linguística, a viver nos EUA há várias décadas. Os nossos investigadores responderam com rapidez ao desafio, esgotando as inscrições muito rapidamente. Felizmente o curso excedeu as expectativas, como foi notório no final das sessões e nos inquéritos de avaliação ao curso entretanto recebidos.

Na primeira sessão trabalhámos os artigos e comunicações orais, tentando começar a “escrever em inglês, em vez de escrever em português com palavras inglesas”. Cobrimos também algumas diferenças culturais entre Portugal e os EUA, que podem prejudicar a leitura dos trabalhos científicos portugueses e consequentemente diminuir a sua aceitação. Na segunda sessão trabalhámos as questões gramaticais, tendo especial atenção aos erros comuns dos portugueses. Fizemos também algum trabalho prático através da análise da formadora a textos escritos pela audiência. Esta parte daria para uma sessão só por si, ficará para uma próxima oportunidade.

Aproveitamos para agradecer o entusiasmo e empenho dos participantes e a energia na partilha de conhecimento por parte da formadora.

A fera está amansada.