Semana da Conservação 2017 (10h) - Palestra sobre a obra de Caravaggio, por Roberta Lapucci (14h30)

05-04-2017 10:00

A Semana da Conservação é um evento que se realiza na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, desde 2012.
Tem por objectivos dinamizar os temas da conservação e do restauro de bens culturais, nas suas diferentes perspectivas e abordagens, procurando envolver a comunidade discente e docente da UCP, bem como a comunidade profissional do sector.

Em 2017, na sua quinta edição, pretende-se oferecer um conjunto de iniciativas diversificadas, que englobam actividades de investigação bem como de formação, que espelham as actividades do grupo de investigação em Estudos de Conservação do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

Salienta-se, nesta edição, a participação da professora e investigadora Roberta Lapucci, do Studio Arts College International de Florença (Itália), que irá dar uma palestra sobre a obra pictórica de Caravaggio.

A Semana da Conservação contará também com as habituais Jornadas do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais, durante as quais os alunos de mestrado têm oportunidade de apresentar a investigação que desenvolvem no âmbito das suas dissertações.

No último dia, será realizado um Workshop sobre Reintegração Cromática, ministrado por Roberta Lapucci, que partilhará o seu saber e sua experiência com todos os interessados na temática.

Programa de Actividades da Semana da Conservação

5 de Abril   6 de Abril   7 de Abril

Sessão sobre a actividade profissional na área da conservação e restauro, com:
- Ana Brito (Porto Restauro)
- Salomé Carvalho (ARP)

Sala ER-103
(Edifício de Restauro)

Palestra sobre a obra de Caravaggio, por Roberta Lapucci - entrada livre

Sala EC-105
(Edifício Central)

III Jornadas do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

Sala EC-105
(Edifício Central)

Workshop de Reintegração Cromática, por Roberta Lapucci – 1ª parte

Workshop de Reintegração Cromática, por Roberta Lapucci  – 2ª parte

Oficina 6
(Edifício de Restauro)

Mais informações sobre as atividades aqui

Inscrição no workshop aqui

About Roberta Lapucci

«Laurea in Art History with Highest Honors, University of Florence; Dottorato di Ricerca, Art History, University of Rome. Her Phd dissertation was on the "Technique of Caravaggio: Materials and Methods." She co-directed the Caravaggio exhibitions held at the Palazzo Pitti in Florence and the Palazzo Ruspoli in Rome. She has apprenticed with Florentine restorers, worked in private studios since 1975, established an archive of technical documentation and photographs of Caravaggio's masterpieces at the Roberto Longhi Foundation in Florence; conducted computer research at the Scuola Normale Superiore in Pisa predisposing computerized programs to file documents or artworks for the Italian museums.

Since 1986, she has been teaching Conservation, Artistic Techniques and Diagnostics in specialization courses for post-graduates held at the University of Florence in the chemistry and art history departments. For the Soprintendenza dei Beni Artistici of Florence, she has catalogued and restored works of art belonging to Florentine museums, and churches. She has written articles for exhibition catalogs, art history magazines, and critical reviews, and is the author of a book entitled Caravaggio and Optics, published in 2005.

In 2007, she was awarded the Gold Cross of the Knights of Malta at the Nunnery of St. Ursula at Valletta».

(Retreived from: http://www.saci-florence.edu/teachers/38-teacher-roberta-lapucci.php)

Escola das Artes