Masterclass com Mariska de Groot

13.11.2019 18:00
Escola das Artes | Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

13.11.2019 18:00 Masterclass com Mariska de Groot Link: http://citar.artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/masterclass-com-mariska-groot

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho
 
Masterclass com Mariska de Groot
Auditório Ilídio Pinho· 13 NOV · 18 H
 
No contexto da parceria entre Serralves e a Escola das Artes e da sua participação no programa Color Sound Frames, Mariska de Groot passa pela EA para orientar uma masterclass sobre as práticas da artista em torno da relação entre som e imagem.  Mariska de Groot irá apresentar a sua obra e os seus processos de trabalho. Entre os tópicos abordados, a artista fará a apresentação da história do optical sound e do iii, o coletivo de que a artista faz parte. A masterclass será seguida de discussão.
 
Na sua passagem pela EA, a artista também fará um workshop com os alunos do Doutoramento em Ciência, Tecnologia e Arte e dos Mestrados em Cinema, Fotografia e Som e Imagem.
 
O Color Sound Frames é um programa que acompanha os cruzamentos entre as diferentes dimensões sensoriais que atravessam as histórias do cinema e da música. Decorre em Serralves nos idas 16 e 17 de novembro. A artista apresenta a instalação “Incidence of Light” no foyer do Auditório de Serralves.
 
Mariska de Groot
Intrigada pelos fenómenos e pela história do som ótico, Mariska de Groot (1982, Holanda) produz, realiza e compõe peças para uma variedade de instrumentos e instalações analógicas que exploram o princípio light-to-sound [luz-para-som] de novas maneiras. O seu trabalho costuma fazer referência a invenções do passado, com as quais ela procura despoletar uma experiência multissensorial e fenomenológica a partir da luz, som, movimento e do espaço.
Mariska obteve seu BA em design gráfico em Arnhem (2000-2005) e completou o mestrado pela inter-faculdade ArtScience em 2012. Em 2009/2010, Mariska recebeu um Startstipendium do Fonds BKVB. Ganhou o Prémio BNG Workspace12 em 2012, e em 2014 ganhou o prémio O68 para artistas alemães / holandeses.
Mariska de Groot apresentou seu trabalho em vários eventos e instituições internacionais como STEIM (NL), Resonate (RS), Ars Electronica (A), Atonal (DE), CTM (DE), Todays Art (NL), NCCA Moscow [RUS], NCCA Arsenal (RUS), Centras (LI), Lab30 (DE), NK Berlin (DE), Worm (NL), Atelier Nord (NO), Mirage Festival (FR), Nederlands Film Festival (NL), EYE Filminstituut Amsterdam (NL), STUK (BE), entre outros.
 
Parceria: