George Perle e os Ciclos Simétricos: Sistematização da Teoria e Implementação do Modelo em PWGL para Composição Assistida por Computador (CAC)

PrintPrint
English
Type: 
Master, Doctorate and Post-Doctorate
Main researcher: 
Telmo Marques (50%)
Team elements (%affectation): 
Paulo Ferreira-Lopes (50%)
Abstract: 

George Perle, compositor e teórico norte-americano, é o autor de um sistema de composição baseado na conjunção de intervalos cíclicos e inversões simétricas. A constatação da existência destes ciclos simétricos começou com o estudo que fazia na música de Alban Berg. Este sistema, mais tarde cristalizado na teoria a que chamou ‘Twelve-Tone Tonality’ (Perle, 1996), revela-se simples na sua génese mas complexo na sua concretização e análise. Simples pelo princípio postular que tem como base séries cíclicas em alternância com a sua inversão; complexo pela variante de resultados possíveis de obter. Autores vários (Carrabré, 1993), (Foley, 1999), (Rosenhaus, 1995), propuseram novas abordagens ao sistema de forma a torná-lo mais acessível e compreensível sendo claro que o assunto está longe de esgotar pela sua difícil simplificação. São conhecidos pelo menos dois autores que desenvolveram software relacionado com este sistema: James Carr desenvolveu uma aplicação a que deu o nome “12-tt 2.0” que fornece uma ‘enciclopédia’ de listas de vectores e de matrizes; Gretchen Foley desenvolveu uma aplicação a que deu o nome “T3RevEng” para análise assistida; Dave Headlam criou uma série de programas para identificação de matrizes e Christopher Winders desenhou uma aplicação que permite fazer deslizar uma série cíclica sobre outra de modo a produzir todos os alinhamentos verticais possíveis (Foley, 2006). Estas aplicações actualmente não existem ou foram simplesmente descontinuadas por trabalharem em plataformas operativas desactualizadas. Propõe-se assim com este trabalho um reconstrução do modelo teórico apoiado no desenvolvimento de programação em PWGL para composição assistida de forma a tornar prática, acessível e actual esta teoria.

Objectives: 

Construção de uma biblioteca dedicada ao modelo teórico de Perle em PWGL para composição assistida (CAC): Aplicações na prática compositiva e desenvolvimento da teoria.

Activities: 

Publicações e Tese.

Data de início – Data de fim: Já em curso. Não há data prevista de finalização. Entrega de tese prevista para início de 2014.

State: 
Ongoing
Research group: 
Computer Music and Sound
Summary: 

George Perle e os ciclos simétricos: Sistematização da teoria e implementação do modelo em PWGL para composição assistida por computador (CAC)