Espaços Sonoros - A Escultura Sonora e a Experiência Sónica

PrintPrint
English
Type: 
Master, Doctorate and Post-Doctorate
Main researcher: 
José Vasco Carvalho (100%)
Team elements (%affectation): 
Luís Gustavo Martins (5%)
Abstract: 

Com o expandir das cidades e consequente crescimento físico das mesmas, surgiu a necessidade de pensar o estético no espaço público. A arte pública aparece primeiro como geradora e impulsionadora de uma memória colectiva perene, e evolui numa relação centrada no individuo global e efémero. O projecto de Espaços Sonoros, pretende estudar as evoluções sonoras na arte e procurar adapta-las ao contexto de arte pública, através da aplicação das potencialidades do uso da escultura sonora numa função de ligação do indivíduo ao espaço. Este projecto pretende desenvolver interfaces sonoros digitais que não só tenham aplicação musical e de partilha, mas que simultaneamente possam servir de suporte e base para objectos artísticos, esculturas.

Objectives: 

Ao desenvolver um projecto para o espaço público exterior onde o propósito será envolver esculturas sonoras baseadas em tecnologia, é importante perceber formas de lidar com contingências e desafios como o clima, o vandalismo e a segurança no uso do objecto.
Coloca-se desta maneira questões de construção e perenidade importantes no desenvolvimento das esculturas sonoras é este o ponto diferenciador e o propósito a alcançar ainda não explorado.
Na criação de esculturas sonoras interactivas no contexto de arte pública, o objectivo passa por disponibilizar ao espectador a possibilidade de interagir e colaborar na construção acústica e visual do espaço envolvente, não menosprezando a importância e impacto social da peça na relação da comunidade.

Especificamente os objectivos a atingir serão:

  • Estudar e adquirir conhecimentos sobre o impacto da arte pública como factor de identidade e memória;
  • Perceber o impacto da permanência sonora no espaço público;
  • Alicerçar competências de construção de objectos artísticos;
  • Construir uma investigação no domínio científico da criação musical colaborativa e arte sonora, com enfoque nas tecnologias digitais;
  • Procurar a inovação do conhecimento no domínio da criação e arte sonora e na área específica da Informática Musical;
  • Estudo e apreciação de diferentes métodos e ferramentas de análise e de abordagem relativamente à implementação prática do projecto;
  • Implementar uma escultura sonora no espaço público;
  • Desenvolver aplicações informáticas potenciadoras de exploração sonora e visual;
  • Estudar diferentes formas de interacção entre espectador objecto;
  • Desenvolver algoritmos de análise, síntese e geração sonora e visual;
  • Realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no ramo de conhecimento das Ciências e Tecnologias das Artes;

 

Activities: 

2012- Apresentação de Caso de Estudo “Caixa de Música” Cidade de Paredes
2012- Apresentação de Caso de Estudo “Jardim de Espíritos” Cidade de Paredes
2013- Publicação de Artigo em Conferência
2013- Apresentação de Caso de Estudo “Pulsar” Cidade do Porto
2014- Publicação de Artigo em Revista Científica
2014- Publicação de Artigo em Conferência
2015- Publicação de Tese de Doutoramento

State: 
Ongoing
Research group: 
Visual and Interactive Art
Summary: 

Espaços Sonoros - A Escultura Sonora e a Experiência Sónica Com o expandir das cidades e consequente crescimento físico das mesmas, surgiu a necessidade de pensar o estético no espaço público. A arte pública aparece primeiro como geradora e impulsionadora de uma memória colectiva perene, e evolui numa relação centrada no individuo global e efémero.
01/2012 to 09/2015